O Dia

Trajetória heróica das pioneiras

Exposição ‘As Primeiras Damas do Atletismo Brasileiro’ homenageia mulheres marcantes do esporte

-

Oatletismo feminino brasileiro tem um histórico de superação inigualáve­l em relação a qualquer outro esporte. Pouco se conhece sobre as vitórias alcançadas pelas primeiras atletas a se aventurare­m na modalidade e muito menos a trajetória por trás de suas conquistas. Uma sinopse da vida de cada uma delas e a exposição de objetos originais por elas utilizados estarão expostos na mostra “As Primeiras Damas do Atletismo Brasileiro” , a partir de 1º de outubro, no Espaço Cultural Correio Niterói.

Complement­ando essa homenagem, os visitantes poderão conhecer materiais de competição e de cobertura de mídia, fotos e os principais resultados das carreiras de cada uma delas, em nível internacio­nal. As homenagead­as são Melania Luz, Erica Lopes, Silvina Pereira das Graças Silva, Conceição Geremias e Eleonora Mendonça. Essa última, além de atleta, se tornou ativista pelos direitos de suas iguais. Entre outras inciativas, criou o Instituto Eleonora Mendonça e criou um grupo que leva o nome da exposição, com o objetivo de resgatar essa lacuna na história dessas atletas.

Segundo Victor Melo, pesquisado­r de história e estudos

culturais do esporte na Universida­de Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), “tanto o esporte quanto a arte são experiênci­as estéticas, ou seja, experiênci­as que mobilizam os órgãos dos sentidos”. Nesse sentido, a exposição apresentar­á também obras produzidas por artistas visuais, a maior parte delas especialme­nte para a mostra, com temas ligados às diversas modalidade­s do atletismo e telas das Primeiras Damas.

A história dessas atletas é

a história do país e do esporte brasileiro em particular, cujas trajetória­s são um estudo sócio-cultural e racial, pois a grande maioria delas, por serem negras, sofreram discrimina­ções que impactaram em suas performanc­es e no avanço de suas carreiras.

AS ESTRELAS DA MOSTRA

Eleonora Mendonça - Primeira atleta brasileira a participar de uma maratona olímpica, em 1984, em Los Angeles. Foi recordista brasi

leira em todas as distâncias, de 1.500m aos 42 km. Organizou as primeiras corridas de rua e a primeira corrida feminina na América Latina.

Melania Luz - Foi a primeira atleta negra brasileira em Jogos Olímpicos (Londres 1948). Participou de seis Campeonato­s Sul Americanos de 1947 a 1958, tendo subido ao pódio em seis eventos. Foi recordista Sul Americana.

Erica Lopes Silva - Conhecida como Gazela Negra

ao dominar os eventos de velocidade, foi recordista Sul Americana em 1963 nos 100m, 200m e nos 4x100m. Está na Calçada da Fama do Clube de Regatas do Flamengo.

Silvina Pereira - Estabelece­u sete recordes sul-americanos nas três edições que participou: os 100m (3), 200m (2), revezament­o 4X100m (1) e no salto em distância (1). Foi a primeira brasileira a saltar acima de 6m no salto em distância.

Conceição Geremias - A atleta mais condecorad­a e de maior participaç­ão nos Campeonato­s Sul Americanos, Jogos Pan Americanos e Olimpíadas. Ao longo dos 25 anos de carreira (1972 a 1995), foi campeã mundial, campeã e recordista nos Campeonato­s Sul Americanos e campeã nos Jogos Pan Americanos. Competiu em provas de corrida, salto em distância; salto em altura; salto triplo; salto com vara; pentatlo; e heptatlo.

 ?? FOTOS: REPRODUÇÃO ?? Eleonora Mendonça, ativista e primeira brasileira a participar de uma maratona olímpica, em Los Angeles 1984
FOTOS: REPRODUÇÃO Eleonora Mendonça, ativista e primeira brasileira a participar de uma maratona olímpica, em Los Angeles 1984
 ?? ?? Melania Luz, primeira atleta negra brasileira em Jogos Olimpicos: Londres 1948
Melania Luz, primeira atleta negra brasileira em Jogos Olimpicos: Londres 1948

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil