O Dia

Não politizem a realidade”

- Https://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/isabele-benito isabeleben­ito@odia.com.br

“Será que essa operação aí na Maré não foi para favorecer ou prejudicar algum candidato?”. Muito se questionou sobre essa última operação das polícias anteontem, se foi uma ação política ou não…. E já que o meu papel aqui nesta coluna é dar opinião, então lá vai. Eu não acredito em estratégia política. Todas as ações, na verdade, são faltas de políticas públicas! Essa é a realidade.

A PM sustenta, em nota oficial, e a gente segue a nota, de que foi uma ação para evitar invasão de facção contra outra facção. Na minha opinião, a polícia tinha informação e inteligênc­ia de que os grandes cheocupaçã­o fões estavam naquela região, e deu o bote. Errada não está! E se o trabalho da polícia é prender vagabundo, que assim seja feito.

O grande problema é que essas facções estão fortemente armadas, e foram pegas de surpresa, por isso que gerou um tiroteio sustentado durante toda a manhã. Se não fossem pegos de surpresa, não sustentari­am…

Agora, o efeito colateral disso é: policiais na ponta, as pessoas indo ao trabalho na via expressa, e é óbvio, a população que tem pavor de bala! População essa que inclusive foi feita de refém de bandidos, para evitar mortes.

O que se tem que ter é política efetiva e de território­s, para que se enfraqueça­m essas lideranças e minimizem os efeitos colaterais! E a polícia também tem que entender que é preciso respeitar que a maioria que vive em comunidade­s é trabalhado­r, mesmo tendo consciênci­a que o trabalho de front é sensível.

Essa história de que polícia é inimiga do morador, trabalhado­r de bem da favela, só beneficia o discurso político, que em nada quer saber quem é a vítima, mas de onde veio tiro, e os traficante­s que querem continuar dominando os território­s cariocas. E no meio disso tudo, as duas pontas mais frágeis: o policial e o morador da comunidade.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil