O Dia

Parada LGBTQIAP+ toma conta da orla da Praia de Copacabana

Evento celebra conquistas e promove um protesto contra a violência sofrida pela comunidade

- MATHEUS RUAS matheus.ruas@odia.com.br

Com o tema “Coragem para ser feliz”, a 27ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIAP+ reuniu a comunidade, após dois anos acontecend­o virtualmen­te, para celebrar as conquistas e promover uma manifestaç­ão contra a violência na orla da Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, visto que o Brasil é o país que mais mata pessoas LGBTQIAP+ (lésbicas, gays, bissexuais, transexuai­s/travestis, queers, intersexo, assexuais, poli+) no mundo. A parada é organizada pela ONG Grupo Arco-Íris, e contou com 10 trios elétricos. Foram 8 alas temáticas que reforçavam a importânci­a da preservaçã­o da Amazônia e do Meio Ambiente, homenageav­am vítimas da covid-19 e famílias de pessoas LGBTQIAP+, além de defender no respeito no meio esportivo.

Para o presidente do Grupo Arco-Íris e coordenado­r geral da Parada do Orgulho LGBTQIAP+ Rio 2022, Cláudio Nascimento, o evento é de reconhecim­ento, devido ao aumento do discurso de ódio em parte da sociedade contra a comunidade LGBTQIAP+. “Essa é a parada do renascimen­to após um período de dor e perdas em razão da covid-19 e, especialme­nte, pelo aumento do discurso de ódio em parte da sociedade contra nossa comunidade LGBTQIAP+. Do nosso renascimen­to como cidadãos de direitos. Sabemos que retomar o caminho para o respeito às nossas identidade­s exigirá coragem para romper com os últimos anos de conservado­rismo e com a tentativa de fazer o ódio imperar. Somos sempre pelo afeto e pelo diálogo”, afirmou Cláudio.

Para Carlos Tufvesson, da Coordenado­ria Executiva de Diversidad­e Sexual (CEDS), esta edição é especial e marca uma retomada de ações importante­s para pessoas LGBTQIAP+.

“Este ano conseguimo­s já retomar a nossa campanha de prevenção no Carnaval e, ao longo do ano, viemos desenvolve­ndo projetos como cursos profission­alizantes através de parcerias, formação educaciona­l com a Secretaria de Educação, campanhas de combate ao preconceit­o”.

A Parada do Orgulho LGBTQIAP+

Rio é organizada há 27 anos pela ONG Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT. A orla de Copacabana foi preenchida com a nova bandeira do movimento. Com 124 metros, ela traz as cores que representa­m a luta antirracis­ta, a bandeira do movimento trans e de pessoas intersexo.

 ?? REGINALDO PIMENTA ?? A parada é organizada pela ONG Grupo ArcoÍris há 27 anos
REGINALDO PIMENTA A parada é organizada pela ONG Grupo ArcoÍris há 27 anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil