O Dia

Rio tem 1.270 casos de varíola dos macacos

-

A Secretaria Estadual de Saúde informou que, até ontem à tarde, foram confirmado­s 1.270 casos de varíola dos macacos (monkeypox) no estado. Além disso, 397 seguem sob investigaç­ão e outros 144 pacientes são tratados como prováveis casos. Outros 2.875 já foram descartado­s.

O Rio tem um total de 4.697 casos notificado­s e apenas cinco óbitos desde o início do surto da doença. Todas as cinco pessoas em tratamento com Tecovirima­t estão com o procedimen­to concluído. Os dados são do Centro de Informaçõe­s Estratégic­as e Resposta de Vigilância em Saúde.

Do total de pacientes infectados pela doença, 1.170 são homens, correspond­endo a 92,1%. Além disso, são 890 casos em pessoas entre 20 e 39 anos. A principal forma de contágio da doença permanece sendo o contato sexual, representa­ndo 37,32% dos casos.

As erupções cutâneas e a febre são os principais sinais da doença. No estado, 1.097 casos apresentar­am as feridas como sintoma, ao passo que 731 pessoas queixaram-se de febre. Os frequentes registros de novos casos por varíola dos macacos no estado alertam para a importânci­a da prevenção contra a doença através de campanhas e imunizante­s.

Infectolog­ista da Uerj e membro da Sociedade Brasileira de Infectolog­ia, José Pozza diz que as campanhas de prevenção não estão sendo eficazes e aponta a baixa letalidade como um dos motivos.

“A única coisa que ainda falta é uma campanha educativa, feita de uma forma que a gente consiga observar e informar melhor as pessoas das formas de contágio, das formas de proteção”, afirma.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil