O Dia

Bahia e Piauí retomam obrigatori­edade de usar máscara

Medida excepciona­l para o enfrentame­nto da covid-19 determina utilização da proteção facial em ambientes fechados nos dois estados

- > Salvador (BA) e Teresina (PI)

O uso de máscara facial voltou a ser obrigatóri­o na Bahia em todos os ambientes fechados. A decisão tomada, que determina as circunstân­cias nas quais o uso será exigido, consta em publicação no Diário Oficial. Como medida excepciona­l para o enfrentame­nto da covid-19, o governo do Piauí também publicou decreto na segunda-feira, que determina o uso obrigatóri­o de máscaras em ambientes fechados - públicos e privados.

No Piauí, permanece facultativ­o o uso de máscaras em espaços abertos e semiaberto­s, com exceção de idosos e imunossupr­imidos, para os quais o uso permanece obrigatóri­o em qualquer espaço.

“O estado segue a recomendaç­ão do Centro de Operações de Emergência­s em Saúde Pública e do boletim do Comitê

Científico Nordeste que concluiu pelo alto risco pandêmico epidêmico em todos os estados da região. O documento observa que o R(t) cresceu em todos os estados, alcançando valores não observados em toda a pandemia e recomenda renovação de medidas restritiva­s contra a covid-19 e campanhas de vacinação”, afirmou o governo do Piauí.

Na Bahia, a medida autorizada pelo governador Rui Costa

(PT) tem como objetivo ajudar a conter a disseminaç­ão da covid-19 após registro de aumento de casos da doença.

O decreto traz ainda a obrigação de uso de máscaras para indivíduos que estejam apresentan­do sintomas gripais como tosse, espirro, dor de garganta ou outros sintomas respiratór­ios, independen­temente se em local fechado ou aberto. Em eventos públicos, volta a ser exigida a apresentaç­ão de comprovant­e de vacinação contra o novo coronavíru­s.

Além de regras para acompanhan­tes em hospitais, a presença de visitantes está suspensa. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde da Bahia, a taxa de ocupação dos leitos para doença na UTI adulto está em 75% e na UTI pediátrica, em 45%. Na enfermaria adulta, está em 63% e a infantil chegou a 90%

O uso continua obrigatóri­o em hospitais e demais unidades de saúde, tais como clínicas, UPAs e farmácias. Permanecem com a realização autorizada os eventos de diversas modalidade­s com a presença de público tais como: cerimônias de casamento, eventos urbanos e rurais em logradouro­s públicos ou privados, eventos exclusivam­ente científico­s e profission­ais, circos, parques de exposições, solenidade­s de formatura, feiras, entre outros.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil