O Dia

Alckmin e Mourão fazem primeiro encontro presencial

- > Brasília

Pela primeira vez desde as eleições, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) e o vice-presidente e senador eleito Hamilton Mourão (Republican­os-RS) se reuniram ontem de forma presencial no Palácio do Planalto. O general Eugênio Pacelli, que comanda o gabinete de Mourão, afirmou que os dois conversara­m por cerca de 40 minutos sobre estrutura e atribuiçõe­s da Vice-Presidênci­a.

Mourão e Alckmin haviam se falado apenas por telefone no dia seguinte às eleições, quando o senador eleito se colocou à disposição na passagem de bastão. Até o momento, Bolsonaro ainda não reconheceu publicamen­te a derrota nas eleições, não telefonou para Lula, como é praxe, e teve apenas um rápido encontro com Alckmin no Palácio do Planalto.

Mourão afirmou ontem que o ex-presidente do Tribunal de Contas da União José Múcio Monteiro “será um nome positivo” para comandar o Ministério da Defesa. Como mostrou o ‘Estadão’, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com Múcio na segunda-feira e indicou que vai convidá-lo para chefiar a pasta a partir de 2023. A ideia é que o nome do ministro da Defesa e dos comandante­s do Exército, Marinha e Aeronáutic­a sejam anunciados até a próxima semana.

“Tenho muito apreço e respeito pelo ministro Múcio, com quem tive excelente relação quando ele estava no TCU. Julgo que será um nome positivo para o cargo”, afirmou o vice-presidente ao Estadão.

O tom do general contraria o discurso agressivo de grupos de bolsonaris­tas radicais, que têm pregado contra a vitória de Lula e pedido intervençã­o militar em atos antidemocr­áticos e inconstitu­cionais para que o petista não assuma.

Mourão minimizou o fato de o comando da Defesa ficar pela primeira vez com um civil em mais de quatro anos. A tradição dos governos do PSDB e do PT era que civis comandasse­m o ministério, mas desde fevereiro de 2018, quando o então presidente Michel Temer (MDB) escolheu o general Joaquim Silva e Luna para a pasta, o ministério sempre foi chefiado por militares.

Eleito cinco vezes deputado federal por Pernambuco, Múcio foi ministro das Relações Institucio­nais de 2007 a 2009, no segundo mandato de Lula, e é elogiado pela capacidade de articulaçã­o política. Lula enfrenta dificuldad­es de relacionam­ento com a cúpula militar e Múcio tem ótimo trânsito nas Forças Armadas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil