O Dia

CORES E LUZES: JÁ É NATAL NO GRANDE RIO

Mesmo sem a famosa Árvore da Lagoa, pelo terceiro ano consecutiv­o, o Rio e cidades próximas mantêm a ‘magia natalina’ em casas e espaços públicos

- DANILLO PEDROSA danillo.pedrosa@odia.com.br

Enquanto o verde e o amarelo começam a desaparece­r das ruas do Rio, após a eliminação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, a decoração natalina já começou a colorir a noite da cidade, mas continua desfalcada da sua principal estrela: a árvore de Natal da Lagoa, que não foi montada pelo terceiro ano seguido. Ainda assim, não faltam opções para aproveitar o clima de fim de ano. O maior destaque é a árvore de Natal do BarraShopp­ing, na Zona Oeste, que tomou o posto de maior da capital com seus 70 metros.

Assinada pelo cenógrafo Abel Gomes, a árvore possui 32 mil metros lineares de mangueiras luminosas de LED. O shopping tem atraído visitantes de toda a cidade para sentir o clima natalino com uma série de atrativos, como espaço para fotos instagramá­veis.

Mas nem só de decorações luxuosas se faz um Natal especial. Em Nova Iguaçu, um dos pontos mais visitados este mês é casa da artesã Bernadete Goulart. Pelo 14º ano seguido, ela enfeitou não apenas a fachada da sua casa, mas também dos vizinhos, com itens confeccion­ados a mão por ela mesma. Tudo sem receber um centavo, apenas pela simples vontade de manter vivo o espírito natalino.

“O bom disso é você ver que seu trabalho é reconhecid­o, ver que os jovens, crianças e até pessoas de idade param e tiram foto. O mais importante é ver o sorriso das pessoas naquela hora que estão passando”, conta a artesã. “É cansativo, mas prazeroso.”

De tanto sucesso que a decoração começou a fazer na cidade, Bernadete elevou a comemoraçã­o a outro nível e passou a organizar uma festa todo ano como abertura para o Natal. A deste ano aconteceu na última sexta-feira, com a presença de comerciant­es locais e financiada por uma rifa que passou nos últimos meses. Neste ano, haverá também atrações culturais, como um coral e uma peça realizado pelas crianças da Associação de Pais e Amigos de Excepciona­is (Apae) de Nova Iguaçu.

“Tenho algumas peças aqui, mas todo ano vou criando novidades. Só neste ano, gastei 120 metros de fitas de LED. É um custo que não é muito barato, mas desde o início vou comprando e meu marido vai ajudando a pagar. No ano passado, por exemplo, comprei uma máquina de neve. Mas faço também peças com caixotes de feira, tubos de PVC, garrafa pet, que é o meu forte”, explicou Bernadete.

Outra decoração de Natal que já virou tradição é a da Vila do João, no Complexo da Maré. Quem passa pela Passarela 6 da Avenida Brasil logo vê a enorme Árvore de Natal que uma empresa da região dá de “presentes” aos moradores. A deste ano tem 18 metros. Valtemir Messias, presidente da Associação de Moradores logo percebe a diferença no ambiente a cada fim de ano. “É um momento de harmonia, de felicidade. Quando chega esse período do ano, as pessoas logo começam a se reunir perto da árvore para tirar fotos, sorridente­s. As pessoas ficam agraciadas.”

Em Niterói, a principal Árvore de Natal fica na Praça do Rádio Amador, em São Francisco, tem 50m de altura e 8 mil micro lâmpadas. Já em Belford Roxo, o chamado Natal Luz conta com uma árvore de 22m de altura da praça de Heliópolis, além de outros 24 pontos de iluminação espalhados pela cidade.

No Parque Muncipal de Itaguaí, a atração é o Parque do Papai Noel. A programaçã­o conta com o Bom Velhinho para recepciona­r crianças da rede municipal de ensino e há uma série de atrações culturais.

O bom é ter seu trabalho reconhecid­o, com jovens, crianças e adultos tirando fotos. E ver o sorriso das pessoas” BERNADETE GOULART, de Nova Iguaçu

Nesta época do ano, as pessoas logo começam a se reunir perto da árvore de Natal, sorridente­s. Elas ficam agraciadas” VALTEMIR MESSIAS, da Vila do João

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Casa de Bernadete Goulart: sua decoração se espalhou pela vizinhança e rendeu frutos
DIVULGAÇÃO Casa de Bernadete Goulart: sua decoração se espalhou pela vizinhança e rendeu frutos
 ?? PEDRO IVO CLÉBER MENDES ?? O BarraShopp­ing, na Zona Oeste do Rio, caprichou na árvore, que tem 70 metros de altura
PEDRO IVO CLÉBER MENDES O BarraShopp­ing, na Zona Oeste do Rio, caprichou na árvore, que tem 70 metros de altura
 ?? ??
 ?? ?? Iris Alves fez compras na Saara, para entrar no clime de Boas Festas
Iris Alves fez compras na Saara, para entrar no clime de Boas Festas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil