O Dia

Empresa chinesa vai cuidar dos trens

Informação sobre a SuperVia foi dada por Washington Reis, secretário estadual de Transporte­s do Rio

- BEATRIZ PEREZ beatriz.perez@odia.com.br

Osecretári­o estadual de Transporte­s do Rio, Washington Reis, afirmou em uma publicação na quarta-feira, em suas redes sociais, que estuda conceder a operação dos trens do Rio de Janeiro a uma empresa chinesa, que opera os trens de Caracas, na Venezuela. Ele disse que o objetivo é fazer com que o intervalo entre os trens seja de 5 minutos e, nos horários de pico, abaixo disso.

“Estou aqui com o deputado Rosenverg Reis na estação de trens de Caracas, na Venezuela. A empresa chinesa parceira que vai cuidar dos trens da SuperVia, que atrasa, que tem problemas constantes, que infelizmen­te deixou muito a desejar, prestando um serviço ruim, com problemas constantes”, afirmou o secretário de Transporte­s em vídeo gravado na plataforma da estação.

Washington Reis esteve na capital venezuelan­a com o irmão e deputado estadual Rosenverg Reis (MDB). O objetivo da viagem, segundo o secretário, foi conhecer e trocar experiênci­as com o Ministério dos Transporte­s do país e com as empresas que operam os trens e metrô. “Com a confiança do governador, estamos empenhados em melhorar a qualidade do transporte e da mobilidade no nosso estado e não vamos descansar até dar um serviço digno para a nossa população”, afirmou em outra publicação.

A reportagem procurou a Secretaria Estadual de Transporte­s para pedir mais informaçõe­s sobre o anúncio, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

O grupo que controla os trens da SuperVia desistiu das operações e devolveu a concessão ao governo do

Rio no fim de abril. O atual contrato termina em outubro deste ano. Será preciso arrumar novo acionista ou realizar uma licitação para escolher uma nova empresa para operar os serviços.

A SuperVia afirmou que o contrato foi prorrogado em 2010. A contrapart­ida para a renovação foi a realização de investimen­tos ao longo dos últimos 13 anos. A concession­ária afirma que todos eles foram feitos e comprovado­s, inclusive com envio de notas fiscais em 2018. A construção de novas estações, de um novo Centro Operaciona­l e a modernizaç­ão de todo o sistema e subestaçõe­s elétricas para receber os trens com ar condiciona­do são citadas pela empresa como aplicações realizadas.

“A Gumi Brasil mantém a negociação com o Governo do Estado para a troca do controle acionário da SuperVia. Já a SuperVia, como concession­ária, se manterá como prestadora de serviços à população, mesmo sob um novo grupo controlado­r e realiza negociaçõe­s, em separado, para a execução do serviço à população do Rio de Janeiro”, diz em nota.

A concession­ária opera a malha ferroviári­a fluminense desde 1998. Em 2019, passou a ser controlada pela Gumi (Guarana Urban Mobility Incorporat­ed), um consórcio de propriedad­e das japonesas Mitsui e West Japan Railway Company e de um fundo de investimen­tos local.

 ?? REPRODUÇÃO ?? Washington Reis e deputado estadual Rosenverg Reis foram a Caracas
REPRODUÇÃO Washington Reis e deputado estadual Rosenverg Reis foram a Caracas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil