O Dia

Mutirão de limpeza em Copa

Resíduos descartado­s incorretam­ente foram recolhidos ontem das areias da praia

-

Oprojeto Recicla Orla fez ontem um mutirão de limpeza na Praia de Copacabana, que começou próximo ao quiosque Arrastapé, no Posto 3. A ação gratuita em parceria com o Movimento Plástico Transforma visa reciclar resíduos descartado­s incorretam­ente nas areias das praias cariocas. O evento também tenta conscienti­zar a população para que a orla seja mantida limpa. Houve palestra educativa voltada para a conscienti­zação ambiental. Uniformiza­dos, os voluntário­s recolheram o lixo e separaram o material em pontos de coleta.

“Dezenas de voluntário­s e crianças de uma escola, do Maracanã, participar­am da ação que visava mostrar para todos a importânci­a de preservar o meio ambiente. Há quatro anos, o Recicla Orla, projeto de sustentabi­lidade criado pela Orla Rio em parceria com a Polen, foca na educação, gestão e conscienti­zação para o descarte correto de resíduos. Ainda temos muito trabalho pela frente, mas enxergar a quantidade de gente que alcançamos em eventos como o de hoje é muito gratifican­te”, comentou a bióloga Nathalia Barreto, gerente de ESG da Orla Rio.

O material retirado da areia foi separado em grupos por meio de uma triagem. Em seguida, ele foi levado para o galpão do Recicla Orla, que faz preparação do produto

e vende para uma indústria responsáve­l por reintegrar o reciclado à cadeia produtiva.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

De acordo com a bióloga da Orla Rio responsáve­l pelo projeto, Nathalia Barreto, além de um motivo para manter as praias limpas, o mutirão também representa um movimento de educação ambiental.

“Na economia circular o foco é conscienti­zar sobre o consumo responsáve­l, o descarte correto, a utilização do

resíduo reciclável como matéria-prima por meio da reciclagem. Dentro deste modelo, o plástico é visto como uma solução por ser versátil e possibilit­ar a transforma­ção em novos produtos, além de ser mais durável, o que viabiliza ainda mais o reaproveit­amento e reciclagem sob todos os aspectos”, comentou Mariana Cardoso, representa­nte do Comitê Técnico do Movimento Plástico Transforma.

Temos muito trabalho pela frente, mas enxergar a quantidade de gente que alcançamos em eventos é gratifican­te NATHALIA BARRETO, gerente de ESG da Orla Rio.

 ?? REPRODUÇÃO / REDES SOCIAIS ?? Dezenas de voluntário­s e crianças de uma escola, do Maracanã, participar­am da ação de ontem
REPRODUÇÃO / REDES SOCIAIS Dezenas de voluntário­s e crianças de uma escola, do Maracanã, participar­am da ação de ontem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil