O Dia

Itaguaí prepara a Festa da Imigração Japonesa

Nos dias 3 e 4 de junho, segunda edição do evento, que é de graça, terá música, comida, artes marciais, oficinas e concursos de Cosplay

-

A segunda edição da Festa da Imigração Japonesa promete agitar Itaguaí, nos dias 3 e 4 de junho, no Parque Municipal. O evento é uma parceria entre a Prefeitura e o Projeto Ativação Cultural Itaguaí, que tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale.

A programaçã­o gratuita está recheada de atrações, como os concursos de Cosplay e Miss Nikkey, além de apresentaç­ões de artes marciais, como o karatê, oficinas de mangá, ikebana, sashiko e boro (técnicas de costura japonesa), origami e escrita japonesa. A festa também conta com atrações musicais, como as bandas Xinapp e Celebrare, que encerrará a festa no domingo.

“O projeto Ativação Cultural Itaguaí estava ‘devendo’ esta festa. Afinal, a cidade é a maior colônia asiática do Estado do Rio. Nesta segunda edição, estamos ainda mais animados e preparamos tudo com muito carinho para esta justa e merecida homenagem”, enfatiza a idealizado­ra do Projeto Ativação Cultural Itaguaí, Alessandra Reis.

Nos dois dias, o público terá acesso ainda ao espaço saúde, além das exposições “Mazomba e Japão rural” e sobre o saudoso Cine Inouê, que existiu em Itaguaí.

A festa promete ainda encantar os visitantes ao som dos Tambores de Okinawa e com a bela Cerimônia Tanabata Matsuri (Festival das Estrelas).

EM BUSCA DO ‘URESHII’ E DA PAZ

Os migrantes japoneses começaram a chegar em Itaguaí por volta de 1939, com cinco famílias. Hoje, o município tem cerca de 2.500 entre japoneses e descendent­es, os ‘nikkeis’. Esses pioneiros vieram em busca da sua felicidade, ou ‘ureshii’, atraídos pelas terras férteis da região. Em 1940, eles fundaram a colônia e se dedicaram ao plantio, principalm­ente de tomate.

Com a Segunda Guerra Mundial, muitos japoneses trocaram a capital por Itaguaí, onde o comércio e a agricultur­a prosperava­m – e também para fugir do preconceit­o que tomou conta do Rio com relação aos estrangeir­os vindos de países que formavam o Eixo, o lado oposto ao que o Brasil apoiou/lutou.

Desde 2018, o projeto Ativação Cultural Itaguaí já beneficiou mais de 15 mil alunos de escolas públicas e ofereceu mais de 550 horas de oficinas gratuitas, buscando o resgate e a valorizaçã­o da cultura itaguaiens­e.

 ?? REPRODUÇÃO ?? Dibversas manifestaç­ões da cultura japonesa estarão na festa
REPRODUÇÃO Dibversas manifestaç­ões da cultura japonesa estarão na festa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil