O Dia

Marina Silva diz que decisão está com Lula

Ministra ainda se justificou por não ter ido ao ao churrasco do presidente

-

Aministra do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, Marina Silva, trocou um churrasco oferecido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a auxiliares do primeiro escalão na noite de sexta-feira, por uma confratern­ização na casa do novo presidente do Instituto Chico Mendes de Conservaçã­o da Biodiversi­dade (ICMBio), Mauro Pires. A semana termina com Marina tendo de explicar sua permanênci­a no cargo após ver sua pasta esvaziada pelo Congresso com o apoio do governo. A informação é do Estadão Conteúdo.

Em entrevista­s, Marina disse que cabe ao presidente Lula demitir ministros. “A primeira pessoa que diz quem fica e quem sai é o presidente Lula, que convida”, afirmou Marina à CNN Brasil. “A melhor forma de ajudar o governo é estando dentro do governo, para viabilizar as políticas de combate ao desmatamen­to, desenvolvi­mento sustentáve­l. Temos 19 ministério­s com agenda do clima, bioeconomi­a”, disse.

Os rumores de que Marina poderia sair do governo se deram por causa da aprovação do relatório da comissão

mista que avaliou a MP dos Ministério­s. Quatro parlamenta­res petistas votaram a favor do texto, que retira da competênci­a da pasta de Marina a gestão da Agência Nacional de Águas e do Cadastro Ambiental Rural. O Ministério dos Povos Indígenas, de Sônia Guajajara, perde a demarcação de terras para a pasta da Justiça, de Flávio Dino, caso o relatório seja aprovado em plenário.

A respeito do Congresso, a ministra disse que há “uma situação delicada, em que há uma maioria de parlamenta­res que gostaria de reeditar a estrutura e as políticas do governo anterior”, e reiterou que o governo Lula é “de frente ampla, e a frente ampla tem suas contradiçõ­es”.

Na quinta-feira, Lula discursou na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na capital paulista,

e minimizou o episódio. “Tem dias que a gente acorda com notícias parecendo que o mundo acabou. Eu fui ver o que estava acontecend­o, era a coisa mais normal”, disse o presidente a empresário­s, ao lado do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do vice-presidente Geraldo Alckmin. No dia seguinte, encontrou as ministras no Palácio do Planalto e marcou a confratern­ização no Alvorada.

 ?? ARQUIVO/AGÊNCIA BRASIL ?? Marina disse que há parlamenta­res que gostariam de “reeditar a estrutura do governo anterior”
ARQUIVO/AGÊNCIA BRASIL Marina disse que há parlamenta­res que gostariam de “reeditar a estrutura do governo anterior”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil