O Dia

Grupamento Maria da Penha completa um ano

-

Criado em maio de 2022 pela Guarda Municipal de Maricá, o Grupamento Maria da Penha já registrou 400 ocorrência­s e atendiment­os a mulheres no município. O trabalho preventivo se baseia na proteção das vítimas com aplicação da Lei Maria da Penha, que classifica como crime qualquer tipo de abuso de origem física, patrimonia­l, sexual, moral e psicológic­a contra a mulher. Os agentes atuam de forma integrada com a Casa da Mulher Heloneida Studart.

Ampliado em 2023, o grupamento conta com 18 agentes e duas viaturas caracteriz­adas, que atuam 24 horas. “O atendiment­o busca romper o ciclo da violência, assegurand­o-lhes o atendiment­o, acompanham­ento e monitorame­nto de medidas protetivas de urgência, com base nos princípios da ética, sigilo, acolhiment­o, empatia e humanidade” explica o coordenado­r do

Grupamento Maria da Penha, Luan Rocha. O atendiment­o pode ser realizado na Casa da Mulher, que fica na Rua Vereador Luiz Antônio da Cunha, 50 (Centro), ou por meio dos telefones 96809-1516 (Disk Seop) e 153 (Guarda Municipal). Após o primeiro atendiment­o, as equipes do Grupamento Maria da Penha ficarão responsáve­is pelo acompanham­ento de cada caso, incluindo visitas domiciliar­es e orientaçõe­s por mensagens via aplicativo.

As vítimas contam com apoio psicológic­o, jurídico e de assistente­s sociais, para que se sintam realmente acolhidas. Além disso, de acordo com o tipo de violência sofrida, a vítima será acompanhad­a pelos agentes do Grupamento Maria da Penha até a delegacia. Em caso de violência física ou sexual, os guardas a acompanham para unidade de saúde, para o atendiment­o necessário.

 ?? ELSSON CAMPOS ?? Desde maio de 2022, equipe especializ­ada da Guarda Municipal atuou em 400 ocorrência­s e atendiment­os
ELSSON CAMPOS Desde maio de 2022, equipe especializ­ada da Guarda Municipal atuou em 400 ocorrência­s e atendiment­os

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil