O Dia

A importânci­a da fiscalizaç­ão para a segurança no trânsito

- José Ricardo Soares geral-comandante da GM-Rio

Maio é o mês destinado à conscienti­zação para um trânsito mais seguro e gostaria de chamar atenção para o conceito “visão zero”, que tem como principal premissa que nenhuma morte no trânsito ou lesões graves são aceitáveis. Na atualidade, as lesões de trânsito são a oitava principal causa de mortes em todo o mundo, incluindo pessoas de todas as idades, e a estimativa é que em 2023 esse número chegaria a quinta principal motivação, de acordo com dados da Global Status Report on Road Safety.WHO 2018.

No Brasil acontecera­m mais de 414 mil mortes no trânsito de 2011 a 2021, sendo a principal causa de morte de crianças de um a 14 anos, segundo a Datasus/2023 e a WRI Brasil. Já no Estado do Rio de Janeiro foram contabiliz­adas 9.730 fatalidade­s no trânsito, entre 2016 e 2020, sendo 29,84% das mortes registrada­s na capital.

Esse cenário não é tão somente alarmante, ele demanda ações eficazes e urgentes para que seja revertido. Como disse acima, nenhum percentual de morte é aceitável e a mudança desse quadro necessita do envolvimen­to de toda a sociedade. A responsabi­lidade deve ser compartilh­ada. Órgãos de governo, pedestres, motoristas, ciclistas, todos podem contribuir para um trânsito mais seguro.

Alterações no mobiliário urbano e medidas de mudança de comportame­nto são importante­s para promoção da segurança, mas quero chamar atenção para as medidas de fiscalizaç­ão e tecnologia veicular, o que envolve uma das áreas de atuação da Guarda Municipal. A fiscalizaç­ão de trânsito tem se mostrado eficaz na inibição de irregulari­dades que podem provocar fatalidade­s. Um bom exemplo são as ações da Lei Seca, do governo do estado, que coíbem a direção associada ao consumo de álcool.

Outro exemplo está na atuação diáurgente. ria dos guardas municipais nas ruas do município. Desde 1998, nossa instituiçã­o atua na fiscalizaç­ão e ordenament­o do trânsito na cidade do Rio de Janeiro. Em 26 anos de fiscalizaç­ão ininterrup­ta foram aplicadas mais de 13 milhões de multas, sendo a principal das irregulari­dades flagradas pelos agentes o estacionam­ento irregular, que é um grande dificultad­or da mobilidade urbana.

Hoje, contamos ainda com a tecnologia da aplicação de multas por meio de câmeras, que auxilia a fiscalizaç­ão em locais de grande desordem de trânsito.

A presença de um agente de trânsito nas ruas e/ou a existência da fiscalizaç­ão eletrônica são fatores fundamenta­is para estimular ações corretas, que têm como resultado fluidez, mobilidade e segurança viária. Nosso trabalho é realizado por agentes capacitado­s e contamos com ações e estratégia­s de inteligênc­ia para redução de acidentes. Nosso objetivo principal é chegar ao ideal de zero mortes no trânsito da nossa cidade.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil