O Dia

Burocracia impede saída de entregador­a

Viviane Maria Teixeira poderá responder ao processo por tráfico de drogas em liberdade

-

A entregador­a Viviane Maria de Souza Teixeira, de 38 anos, agredida pela ex-jogadora de vôlei Sandra Mathias, ainda não conseguiu ser liberada do Instituto Penal Santo Expedito, em Bangu, após um erro de comunicaçã­o entre os Tribunais de Justiça do Rio e de São Paulo, estado onde corre o processo contra ela pelo crime de tráfico de drogas.

Ao DIA, a advogada Prisciany Sousa explicou que houve um problema de comunicaçã­o que gerou uma demora na expedição da carta precatória que permite a liberação de Viviane. Segundo a defesa, o alvará de soltura foi enviado diretament­e de São Paulo para o presídio em Bangu.

“O alvará já tinha sido encaminhad­o diretament­e para o presídio. Contudo, os presídios aqui do Rio não cumprem alvará de outros estados, sendo necessário passar por uma carta precatória. Agora, tem que esperar gerar essa precatória e eles fazerem o procedimen­to. A expectativ­a é de que ela saia nos próximos dias”, explicou ontem a advogada.

Viviane será solta após o Tribunal de Justiça de São Paulo aceitar um pedido do Ministério Público (MP) para a sua liberação. Na decisão, a juíza Mayara Maria Oliveira Resende determinou que a entregador­a terá que justificar suas atividades

mensalment­e e não poderá se ausentar do Rio.

O MP levou em consideraç­ão a alegação da defesa de Viviane de que ela “é uma pessoa simples e com pouca instrução, razão pela qual não tinha pleno conhecimen­to das restrições impostas no momento da sua liberdade provisória em 2016”. O órgão também destacou que a entregador­a não tem outros processos criminais, tem residência fixa e trabalho formal.

A decisão ocorreu depois que Viviane revelou ter sido agredida duas vezes na cadeia. Um dos casos teria sido motivado pela mulher não ter representa­do a comunidade homoafetiv­a na discussão com a ex-atleta Sandra Mathias.

Viviane estava presa desde o dia 24 de abril.

 ?? MARCOS PORTO ?? Viviane foi agredida na cadeia
MARCOS PORTO Viviane foi agredida na cadeia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil