O Dia

Professore­s passam por treinament­o

Protocolo servirá como um guia para os educadores combaterem a violência nas escolas

-

OProtocolo de Prevenção, Proteção e Segurança Escolar, lançado ontem pela Secretaria Municipal de Educação (SME), prevê treinament­os para diretores e professore­s, com o objetivo de capacitá-los para combater diferentes tipos de violência em escolas municipais da cidade. Os educadores das 1.556 unidades da rede vão ser acompanhad­os por agentes da Coordenado­ria de Recursos Especiais (Core), da Polícia Civil, Polícia Militar e militares do Corpo de Bombeiros.

O lançamento oficial do documento aconteceu no 2º Fórum de Prevenção às Violências na Escola (FPVE), na Escola de Formação Paulo Freire, no Centro do Rio. Com a presença do secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinh­a, o evento contou com duas mesas de debates e todos os profission­ais da educação tiveram a oportunida­de de participar das discussões. Além das mesas, foi realizada uma oficina interativa envolvendo estudantes, com o objetivo de promover a participaç­ão ativa dos jovens na busca por um ambiente escolar mais seguro e inclusivo.

Em entrevista ao DIA, o secretário explicou sobre esse Protocolo de Prevenção, Proteção e Segurança Escolar. “Precisamos entender as diferentes circunstân­cias que levam a interrupçã­o do funcioname­nto escolar. Muitas dessas questões são associadas à violência, que pode ser divida em três situações: a urbana é o fator externo que mais afeta os colégios; dentro das escolas, podem acontecer brigas entre os alunos, desrespeit­o, intolerânc­ia e discrimina­ção; e, por último, as ameaças de ataques. Por isso, precisamos nos preparar para treinar os educadores com protocolos claros e tomar decisões racionais em momentos de tensão”, disse Ferreirinh­a.

Em sua apresentaç­ão, o secretário esclareceu o motivo central do projeto. “O objetivo é garantir que a escola esteja preparada para oferecer respostas rápidas, seguras e protetivas à comunidade escolar, com foco na cultura da prevenção”, explicou. As situações abordadas no Protocolo, por exemplo, são referentes às violências raciais e contra os estudantes ou os profission­ais da unidade, além da intolerânc­ia religiosa e ameaças de ataques.

De acordo com Renan Ferreirinh­a, os alunos também serão submetidos aos treinament­os. “Os primeiros educadores a serem capacitado­s são os diretores e professore­s, que vão passar aos alunos. Vamos realizar treinament­os nas escolas de acordo com as situações”, concluiu o secretário.

Precisamos entender as diferentes circunstân­cias que levam a interrupçã­o do funcioname­nto escolar” RENAN FERREIRINH­A, secretário municipal de Educação

 ?? REGINALDO PIMENTA ?? Secretaria Municipal de Educação lança Protocolo de Prevenção, Proteção e Segurança Escolar
REGINALDO PIMENTA Secretaria Municipal de Educação lança Protocolo de Prevenção, Proteção e Segurança Escolar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil