O Dia

De volta aos palcos do Rio

A atriz Adriana Birolli está em cartaz com a peça ‘Não’, um monólogo em tom de comédia que aborda as complexida­des das escolhas cotidianas

- LAÍS SEGUIN lais.seguin@odia.com.br

VPrecisamo­s reaprender a conversar e debater assuntos ao invés de discutir ou querer impor a nossa verdade para o outro” ADRIANA BIROLLI Atriz

ocê tem dificuldad­e em dizer não? Esta é a questão levantada pela atriz Adriana Birolli, de 37 anos, que retorna aos palcos do Rio de Janeiro com a turnê de ‘Não’, um monólogo em tom de comédia que aborda as complexida­des das escolhas cotidianas.

Birolli sobe ao palco do Teatro Claro MAIS RJ para dar voz a uma personagem prestes a completar 36 anos e que cogita a possibilid­ade de não comparecer à comemoraçã­o do próprio aniversári­o. Aos poucos, a peça vai se desenrolan­do e evidencian­do uma série de conflitos nas relações com a família, o trabalho, o namoro e, principalm­ente, consigo mesma.

Questionad­a sobre se isso reflete em sua vida pessoal, a atriz reconhece que é um desafio constante. Ela compartilh­a que, apesar de trabalhar há um ano com o tema, ainda está em processo de aprender a dizer não, uma tarefa que exige esforço e autoconsci­ência. “É um trabalho diário, perceber onde existe a dificuldad­e e se esforçar para quebrar o ciclo”, define em entrevista a O DIA.

Embora tenha feito do Rio de Janeiro o seu lar, Birolli nasceu em Curitiba, no Paraná. A sua relação com a Cidade Maravilhos­a é de amor profundo, apreciando a beleza natural, o calor e a riqueza cultural. Ao longo dos 18 anos na capital fluminense, permanece feliz com sua escolha de morar aqui.

As consequênc­ias de não saber dizer “não” podem ser diversas, desde compromiss­os indesejado­s até impactos na saúde mental. A atriz relembra um incidente, quando se envolveu em um acidente de carro após ceder a um convite para uma festa que não desejava comparecer.

“Uma vez, eu fui em um aniversári­o de uma amiga, que eu não queria ir. Eu estava gravando novela, trabalhand­o insanament­e, sem folga há meses, tinha muitas cenas para estudar para o dia seguinte, terminei super tarde, mas, para não desagradá-la, eu dei uma passadinha rápida e acabei batendo o carro quando fui embora! Foi um acidente bobo, mas tive que chamar guincho, esperar um tempão até poder voltar para casa. Fiquei sem carro mais de um mês! Foi um super perrengue que não aconteceri­a se eu tivesse dito não”, relembra a artista, contando que psicólogos, psiquiatra­s e outros profission­ais da saúde mental assistiram ao espetáculo. “Geralmente converso com eles, após a apresentaç­ão, a respeito do tema e já ouvi muitos relatos impression­antes sobre os impactos de não saber dizer não.”

TRABALHOS NA TV

Além do teatro, Birolli já fez produções na televisão, como as novelas ‘Fina Estampa’, ‘Viver a Vida’ e ‘Império’, da TV Globo. E a atriz não pretende parar tão cedo. Profission­almente e pessoalmen­te, ela ainda tem muitos objetivos a alcançar. Almeja realizar projetos no campo audiovisua­l e também sonha em ser mãe, uma decisão que ainda não tomou, mas espera que chegue o momento certo.

Quando se trata de lidar com críticas e desagradar os outros, que evolve esse medo de dizer não, a artista enfatiza a importânci­a do discernime­nto. Ela avalia a relevância e a origem das críticas antes de considerá-las, destacando a necessidad­e de filtrar opiniões infundadas.

“Na minha opinião, é sempre importante avaliar se a crítica faz sentido também. As críticas bobas ou maldosas não devem ser levadas em consideraç­ão. Vivemos em um momento em que todos têm opinião sobre todos os assuntos, mesmo quando não há nenhum conhecimen­to a respeito do que está sendo comentado. Existem muitas opiniões que não têm fundamento. Isso é muito relevante de se considerar sempre!”, recomenda a atriz.

Por fim, Birolli reflete sobre a necessidad­e de se impor de maneira firme, mas não violenta, em uma sociedade cada vez mais agressiva. Ela enfatiza a importânci­a de ouvir e compreende­r o outro, em vez de simplesmen­te impor pontos de vista, destacando a necessidad­e de resgatar o diálogo e o debate construtiv­o em meio a um cenário de crescente polarizaçã­o.

“Eu ando reparando como as pessoas estão exaustas e sem paciência. Vemos brigas por motivos muito pequenos e irrelevant­es que tomam proporções absurdas. As pessoas estão falando muito, cada vez mais, sobre tudo, mas estão ouvindo o outro cada vez menos. Isso me fez começar a fazer o exercício de tentar ouvir mais e falar menos e tentar entender o outro para conseguir me comunicar melhor e me fazer ser compreendi­da no que penso e porque penso dessa forma. Há algum tempo eu defendo que precisamos reaprender a conversar e debater assuntos ao invés de discutir ou querer simplesmen­te impor a nossa verdade para o outro”, conclui.

A peça ‘Não’ estreou na quinta-feira, no Teatro Claro MAIS RJ, em Copacabana, e pode ser conferida até o dia 4 de abril, sempre às quintas-feiras, a partir das 20h.

Jáouvimuit­os relatos impression­antes sobreos impactosde­não saberdizer­não” ADRIANA BIROLLI Atriz

 ?? ??
 ?? NANDO MACHADO / DIVULGAÇÃO ??
NANDO MACHADO / DIVULGAÇÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil