O Dia

Laudo aponta morte por afogamento

Familiares afirmam que Lucas Dantas do Nascimento ficou 20 minutos submerso na piscina em rave

- ROMULO CUNHA romulo.cunha@odia.com.br

Olaudo de necropsia, revelado ontem, aponta que o ex-sargento do Exército Lucas Dantas do Nascimento, 28 anos, morreu por afogamento. Segundo familiares, o homem se afogou na piscina do festival de música Terratroni­c, no fim de semana em Guaratiba, Zona Oeste do Rio, antes de ser socorrido. A Polícia Civil intimou, ontem, o responsáve­l pelo evento para prestar depoimento.

Ao DIA, Daiana Pimentel, tia de Lucas, contou que o sobrinho foi para o festival com amigos e lá se afastou do grupo. Posteriorm­ente, eles descobrira­m que o ex-militar foi atendido pela equipe médica da festa após ter se afogado na piscina. Segundo Daiana, Lucas ficou 20 minutos debaixo d’água sem ser socorrido pelos guarda-vidas.

“O laudo constatou afogamento. O que a gente ficou sabendo é que ele caiu na piscina e ficou submerso 20 minutos. O evento alega que tinha guarda-vidas, bombeiros e equipe médica, mas eu te falo: como em um festival que diz que tem salva-vidas, meu sobrinho fica submerso 20 minutos? Eles postaram uma nota ‘esclareced­ora’ dizendo que meu sobrinho saiu do local com vida. Como, se ele ficou submerso 20 minutos? Não tem como”.

‘MUITA NEGLIGÊNCI­A’

Para a tia, houve negligênci­a por parte dos organizado­res. Daiana informou que recebeu relatos de outras pessoas dizendo que também passaram mal no festival. Segundo ela, a família soube da morte do rapaz apenas após uma postagem no Instagram e o festival não prestou nenhum auxílio até o momento.

“É muita negligênci­a. O evento não deu suporte nenhum para a gente. O evento não teve a coragem de fazer uma ligação, avisar o que ocorreu, que estavam levando o Lucas para o hospital. Para mim, isso foi uma negligênci­a total. Na hora do acontecido, onde estavam os guarda-vidas? Como é que ele ficou submerso por 20 minutos? Eu escutei relatos de algumas pessoas porque corri atrás por conta própria, e muitas pessoas passaram mal, inclusive convulsion­ando e desmaiando. Os próprios frequentad­ores tinham que fazer esses atendiment­os”, disse.

Lucas trabalhava como motorista de aplicativo. De acordo com Daiana, toda a família está dilacerada com a perda e parentes, assim como ela, estão à base de remédios após a tragédia. “O Lucas foi meu primeiro sobrinho, primeiro neto da minha mãe. Ele era um menino incrível, de ouro”, completou a tia de Lucas.

 ?? REPRODUÇÃO ?? Lucas Dantas, 28 anos, deu entrada no posto médico da festa “debilitado” e veio a óbito no Hospital Pedro II
REPRODUÇÃO Lucas Dantas, 28 anos, deu entrada no posto médico da festa “debilitado” e veio a óbito no Hospital Pedro II

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil