O Dia

Vacina contra a gripe ganha pontos no metrô

Objetivo da iniciativa é levar a imunização a locais de grande circulação de pessoas

- Reportagem do estagiário João Pedro Bellizzi, sob supervisão de Iuri Corsini

As estações de metrô Saens Pena, na Tijuca, na Zona Norte da cidade, e da Carioca, no Centro, receberam ontem pontos de vacinação itinerante, que ficarão disponívei­s até hoje, das 8h às 16h.

Os pontos extras estão montados fora da área de acesso às plataforma­s, sem a necessidad­e de passar pelas catracas. Na estação Saens Pena, o ponto de vacinação fica no corredor do acesso E e F; na Carioca, está localizado no mezanino.

E hoje será montado um outro local de imunização, na estação do Maracanã. O atendiment­o acontece no corredor da SuperVia, também das 8h às 16h.

Na próxima semana, será a vez de outras estações receberem pontos de vacinação extra. Nos dias 24 e 25 de abril, os terminais de Botafogo, Triagem, Cantagalo e Colégio serão contemplad­os com a ação. Nesses locais, os postos serão montados no acesso A de cada estação.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a iniciativa, realizada em parceria com o MetrôRio, tem objetivo de levar a vacinação a locais de grande circulação de pessoas, facilitand­o o acesso à imunização contra a Influenza. A meta é vacinar cerca de 1 milhão de cariocas até o início de maio.

O advogado Andrew dos Anjos, de 32 anos, trabalha em um escritório na Rua Nilo Peçanha, próximo ao Largo da Carioca. Ao saber, por uma colega de trabalho, que o metrô da Carioca estava recebendo um ponto de vacinação, ele tirou um tempo para ir ao local se imunizar.

“Eu já estava para tomar a vacina e essa iniciativa facilitou o acesso, já que está perto do meu trabalho”, disse o advogado. Ele ainda completou: “Sou sempre adepto da vacinação, porque ela é importante para evitar de pegar alguma doença. E se pegar, os sintomas são mais leves.”

O secretário municipal da saúde, Daniel Soranz, esteve presente no ponto de vacinação da Carioca e reforçou a importânci­a de todos se imunizarem. Segundo ele, os grupos que mais são afetados pela Influenza são as pessoas acima dos 60 anos, crianças até 6 anos e as gestantes.

“No ano passado vacinamos 250 mil de pessoas fora das unidades de saúde. Esse é um número bem alto que a gente espera superar esse ano. Neste ponto do metrô da Carioca, a expectativ­a é vacinar de 400 a 500 pessoas por dia”, explicou o secretário.

Hoje será montado um outro local de imunização, na estação do Maracanã, no corredor da SuperVia

 ?? CLEBER MENDES ?? Andrew dos Anjos, 32 anos, saiu do trabalho para se vacinar no ponto extra no metrô na estação Carioca
CLEBER MENDES Andrew dos Anjos, 32 anos, saiu do trabalho para se vacinar no ponto extra no metrô na estação Carioca

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil