O Dia

Avenida Brasil é tema na Câmara

-

Após semanas de muito trânsito na Avenida Brasil, agravado com a inauguraçã­o do BRT Transbrasi­l, a Câmara do Rio voltou a debater o tema ontem, em uma audiência pública convocada pela Comissão de Transporte­s. Na semana passada, parlamenta­res da Câmara de Vereadores do Rio já haviam se reunido pela mesma causa. Tópico dos caminhões na faixa seletiva divide opiniões.

Na última quinta-feira, foi anunciada a liberação das faixas seletivas da avenida, a partir de 23 de abril, para veículos privados, fora dos horários de pico, nos fins de semana e feriados. Além disso, a Prefeitura do Rio também anunciou que caminhões não poderão acessar a seletiva em qualquer horário, e devem seguir utilizando exclusivam­ente as duas faixas da direita na pista central.

Segundo a secretária municipal de Transporte­s, Maína Celidonio, a decisão de manter restrições ao tráfego se baseia em um estudo técnico. “Só uma pista para veículos aumentaria o engarrafam­ento e prejudicar­ia o fornecimen­to do serviço. O BRT nasceu para utilizar duas pistas. Mas, para mitigar os efeitos de retenções, flexibiliz­amos o uso da pista”, disse.

Integrante da comissão de Transporte­s, o vereador Luiz Ramos Filho (PSD), por outro lado, defende a ampliação do horário de uso da faixa e a construção de estacionam­entos particular­es no entorno das estações do BRT. “Essas medidas devem acontecer de forma a incentivar a migração do transporte individual particular para o BRT”, ressalta.

Para o Sindicato das Empresas do Transporte Rodoviário de Cargas e Logística do Rio de Janeiro, a proibição de circulação de caminhões e veículos de transporte nas vias seletivas pode afetar o escoamento de produtos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil