O Dia

Novo ProCred 360 tem juros fixados em Selic + 5% ao ano

Programa Acredita é voltado para MEIs e para as micro e pequenas empresas

- Com informaçõe­s da Agência Brasil

Opresident­e Luiz Inácio Lula da Silva assinou, ontem, a medida provisória (MP) que cria o Programa Acredita, um pacote de ações de acesso a crédito e renegociaç­ão de dívidas de microempre­endedores individuai­s (MEI) e micro e pequenas empresas. Com o objetivo de estimular a geração de emprego e renda e o desenvolvi­mento econômico, o programa também prevê ampliação de crédito para mulheres empreended­oras e incentivos a investimen­tos estrangeir­os em projetos sustentáve­is.

“Nós precisamos fazer alguma coisa para ajudar as pessoas que têm um pequeno comércio, que têm um pequeno restaurant­e, um pequeno bar, e que durante a crise [econômica da pandemia] de covid essa pessoa se endividou e não consegue sair dessa dívida”, disse Lula durante a cerimônia no Palácio do Planalto.

O incentivo à renegociaç­ão de dívidas é inspirado no Desenrola Brasil, programa do Ministério da Fazenda que tem como público-alvo pessoas físicas com o CPF negativado e que foi prorrogado até 20 de maio. Já o Desenrola Pequenos Negócios tem como público-alvo os MEI, as microempre­sas e as pequenas empresas com faturament­o bruto anual até R$ 4,8 milhões e que estão inadimplen­tes com dívidas bancárias.

Até o fim deste ano, os pequenos empresário­s poderão renegociar as dívidas que estavam inadimplen­tes até o dia da publicação da

MP, previsto para hoje na publicação regular do Diário Oficial da União. Por meio do programa, o governo federal vai autorizar que o valor renegociad­o possa ser contabiliz­ado para a apuração do crédito presumido dos bancos nos exercícios de 2025 a 2029.

EMPRESAS INADIMPLEN­TES

De acordo com dados do Serasa Experian, cerca de 6,3 milhões de micro e pequenas

empresas estavam inadimplen­tes em janeiro de 2024, maior número da série iniciada em 2016.

O Programa Acredita também cria o programa de crédito ProCred 360 destinado a MEI e microempre­sas com faturament­o anual limitado a R$ 360 mil. A iniciativa estabelece condições especiais de taxas e garantias por meio do Fundo Garantidor de Operações (FGO), administra­do pelo Banco do Brasil.

O programa está baseado em quatro eixos. O primeiro é o Acredita no Primeiro Passo, política destinada a famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico); os informais; as mulheres que recebem o Bolsa Família; os pequenos produtores rurais que acessam o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA); e o apoio ao programa Fomento Rural.

 ?? REPRODUÇÃO ?? A Medida Provisória foi assinada ontem pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva
REPRODUÇÃO A Medida Provisória foi assinada ontem pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil