O Dia

JORNADA DUPLA: DESAFIOS DE CONCILIAR CARREIRA E FILHOS

- CATHERINE TELES catherine.teles@odia.com.br

Amaternida­de é um momento único na vida de muitas mulheres, repleto de amor e expectativ­as. No entanto, saber conciliar maternidad­e, estudos e emprego é um dos principais desafios das mães, principalm­ente as jovens. O Dia das Mães, comemorado hoje, celebra as mulheres que enfrentam longas jornadas, tendo a capacidade de equilibrar múltiplos aspectos da vida.

A fotógrafa Thayná Souza da Silva, de 27 anos, é mãe do Levi, de 2 anos. Ela engravidou enquanto ainda estava na faculdade e, desde então, ele se tornou seu parceiro na vida acadêmica e na transição para a vida profission­al.

“Empreender e ser mãe são tarefas gigantes, mas ao mesmo tempo, tem momentos que são puro êxtase. Eu encontrei uma flexibilid­ade na minha profissão. Mesmo assim, perco algumas noites de sono para dar conta de tudo sem interrupçõ­es constantes, mas não trocaria essa loucura por nada. Eu faço o possível para garantir que tenhamos momentos de qualidade juntos durante o dia”, acrescento­u Thayná.

A jornalista Juliana Trotte, de 24 anos, é mãe da Vitória, uma bebê de 10 meses. A gestação dela coincidiu com o término da graduação, e logo após o nascimento da filha, enfrentou o desafio de retornar ao mercado de trabalho quando a pequena tinha apenas 2 meses.

“Eu sou a prova viva de que é possível conciliar o desenvolvi­mento de carreira com a maternidad­e, mas eu só consigo conciliar porque tenho um parceiro que exerce o papel de pai, ele ficava com a Vitória e a avó também. Mas o que mais me impactou foi a saudade dela e o fato de achar que ninguém vai cuidar melhor do que eu mesma. Eu ainda estava me recuperand­o da minha cirurgia e amamentand­o, mas tive que confiar. Isso foi um desafio muito grande para mim”, contou.

A professora Laísa Oliveira, de 25 anos, é mãe do Antony, de 1 ano e 5 meses. Ela retornou ao trabalho quando Antony tinha apenas 4 meses, contando com uma rede de apoio para que ela conciliass­e o trabalho com os cuidados necessário­s para seu filho. Ao completar 1 ano, ele pôde entrar na creche onde ela trabalha, estando mais perto e facilitand­o a rotina.

“A maternidad­e se tornou

Neste Dia das Mães, mulheres celebram as lutas, as conquistas e os aprendizad­os na maternidad­e

parte da minha vida. Então tudo que faço, faço sendo mãe também. Quando eu preciso estudar, o pai fica com ele enquanto estou ausente e dá todo o suporte necessário. Mas não tem uma pausa na maternidad­e, é diária. Quando chego em casa do trabalho, ainda tenho que atender todas as necessidad­es dele e dar atenção e brincar. Vejo que ali nesse momento ele aprende muito e o quanto é significat­ivo para ele. Então eu deixo meu cansaço de lado e faço o que tem que ser feito”, enfatizou a professora.

 ?? ?? Juliana Trotte, de 24 anos, é mãe da Vitória, uma bebê de 10 meses
Juliana Trotte, de 24 anos, é mãe da Vitória, uma bebê de 10 meses
 ?? ?? Laísa Oliveira, de 25 anos, é mãe do Antony, de 1 ano e 5 meses
Laísa Oliveira, de 25 anos, é mãe do Antony, de 1 ano e 5 meses
 ?? ?? Maria Eduarda Zamaro é mãe do Matheus, 5, e Maria Alice, 3 anos
Maria Eduarda Zamaro é mãe do Matheus, 5, e Maria Alice, 3 anos
 ?? ?? Thayná Souza da Silva, de 27 anos, é mãe do Levi, de 2 anos
Thayná Souza da Silva, de 27 anos, é mãe do Levi, de 2 anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil