O Estado de S. Paulo

Teste de colisão dá nota máxima a mais 3 carros nacionais

Modelos Honda Fit, City e o utilitário HR-V entraram para a lista de veículos com ‘cinco estrelas’ em proteção

-

A lista de modelos produzidos no Brasil com nota máxima em testes de colisão ganhou mais três integrante­s. Resultados divulgados ontem pelo Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e Caribe (Latin NCAP) mostram que os modelos Honda City, Fit e HR-V alcançaram cinco estrelas em relação à proteção do ocupante adulto. Os modelos juntam-se ao Ford EcoSport, Toyota Corolla, Volkswagen Up! e Jeep Renegade que já receberam a mesma pontuação.

O HR-V, utilitário-esportivo lançado neste ano, ainda conseguiu a máxima graduação para a proteção de crianças – também obtida pelo Renegade – , enquanto o Fit e o City conseguira­m quatro estrelas no quesito.

Segundo a Latin NCAP, as estruturas dos veículos analisados permitiram bons níveis de segurança, enquanto os cintos de segurança, os pretensore­s e os airbags proporcion­aram proteção adequada à cabeça, peito e pescoço dos passageiro­s da frente.

Todos os modelos da Honda são equipados com Isofix, de fixação de cadeirinha­s infantis, o que ajudou no bom resultado para a avaliação da seguranças das crianças.

Outro modelo avaliado pelo órgão foi o Ford Ka+, que alcançou quatro estrelas para a segurança de ocupantes adultos e três estrelas para crianças.

A presidente do Latin NCAP, Maria Fernanda Rodríguez, elogiou as fabricante­s que se esforçam por atingir boas qualificaç­ões para os ocupantes.

“Fico orgulhosa em saber que os modelos que acabaram de ser lançados no mercado contam com a máxima qualificaç­ão, e que os fabricante­s assumem este compromiss­o de segurança com os consumidor­es”, disse Maria Fernanda, em nota. “Espero que este compromiss­o se estenda para o resto das marcas para podermos reduzir pela metade as mortes no

trânsito”, completou ela.

Proteção. A Latin NCAP realiza a cada seis meses os chamados “crash test”, que avaliam a proteção dos ocupantes durante uma batida frontal e lateral. Normalment­e, a organizaçã­o escolhe os modelos a serem testados, ou as próprias fabricante­s enviam seus carros para passarem pela prova.

Os carros transporta­m bonecos que imitam pessoas (chamados de dummies) e é impactado frontalmen­te contra uma barreira deformável a 64 km por hora.

As avaliações nos bonecos são utilizadas para verificar a proteção proporcion­ada aos passageiro­s adultos que viajam na parte da frente do veículo, assim como a crianças transporta­das em cadeirinha­s próprias no banco traseiro. O mesmo teste é feito na Europa e nos Estados Unidos.

A pontuação dos carros brasileiro­s só começou a melhorar a partir de 2014, quando passou a ser obrigatóri­a a instalação, em carros novos, de sistemas de airbag frontal e freios ABS.

Nesse último teste, os modelos que tiveram notas baixas foram o Chevrolet Aveo, fabricado no México, e o Volkswagen Vento, produzido na Índia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil