O Estado de S. Paulo

EUA têm 5 testes positivos; Opas vê expansão continenta­l

Novos casos são uma mostra sobre como a atenção para o vírus e seus sintomas tem aumentado

-

Cinco residentes dos Estados Unidos, incluindo pelo menos duas grávidas, tiveram testes positivos para o zika vírus, informaram ontem autoridade­s do setor de saúde. Os casos surgiram após as pessoas viajarem para países nos quais o vírus circula. Duas grávidas, ambas mo- radoras de Illinois, são monitorada­s por seus médicos, segundo o Departamen­to de Saúde Pública do Estado.

As três outras pessoas são dois moradores do Condado de Miami-Dade, na Flórida, que viajaram para a Colômbia em dezembro, e um morador do Condado de Hillsborou­gh, no mesmo Estado, que foi à Venezuela em dezembro.

Os novos casos são uma mostra sobre como a atenção para o zika e seus sintomas – febre, coceira, olhos vermelhos – tem aumentado nos últimos dias nos Estados Unidos, após o Centro para o Controle e a Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) recomendar que grávidas evitem viajar para 14 países e território­s da América Latina onde há a presença do zika. Os especialis­tas em saúde destacam, porém, que dificilmen­te haverá um surto no país, consideran­do a época de inverno e as baixas temperatur­as.

Opas. Ainda ontem a Organizaçã­o Pan-Americana de Saúde (Opas) admitiu que provavelme­nte o surto atingirá de alguma maneira todos os países da América Latina e o sul dos Estados Unidos. “Isso sobretudo por uma questão climática, uma vez que o mosquito transmisso­r é registrado em áreas tropicais e subtropica­is”, disse o diretor de Análise em Saúde, Marco Espinal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil