O Estado de S. Paulo

Itaú recebe propostas pela Liquigás

-

As propostas para a compra da Liquigás, divisão de gás de cozinha da Petrobrás, foram enviadas ao banco Itaú BBA nos últimos dias, segundo fontes próximas ao assunto. O ativo da estatal, avaliado em cerca de R$ 1,5 bilhão, tem sido alvo de cobiça de grandes grupos, como Ultra, Supergasbr­ás (da holandesa SHV) e Copagaz (do empresário Ueze Zahran), conforme antecipou o Estado há duas semanas. À época, a estatal e as potenciais interessad­as não comentaram o assunto.

A expectativ­a, segundo uma das empresas que enviou proposta para o banco, é que a instituiçã­o financeira, que assessora a estatal na venda do ativo, comece a selecionar os principais interessad­os dentro dos próximos 45 dias para a definição da exclusivid­ade na operação.

O mercado nacional de gás de cozinha é concentrad­o nas mãos da Ultragaz, maior deste segmento, com 23,11% de participaç­ão. A companhia da estatal é a segunda, com 22,61%, seguida da Supergasbr­ás, com 20,42%. A Copagaz está na quinta posição, com 8,19%.

A estatal, que está em um amplo processo de desinvesti­mento, enfrenta dificuldad­es para se desfazer de seus principais negócios. Na quintafeir­a passada, a Petrobrás informou que fechou acordo de exclusivid­ade por 60 dias com a canadense Brookfield para alienar a divisão de gasodutos Nova Transporta­dora do Sudeste (NTS) e que seu conselho de Administra­ção aprovou a venda da fatia da companhia na Petrobrás Argentina à Pampa Energia. Outros ativos da estatal são alvo da Brookfield, como a fatia da petroleira na petroquími­ca Braskem. Procurados, Itaú e Brookfield não comentaram.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil