O Estado de S. Paulo

Corinthian­s só empata e frustra sua torcida

Força do Itaquerão, com 31 mil torcedores, não é suficiente para fazer time superar o Grêmio na primeira rodada

- Ciro Campos

O atual campeão brasileiro demorou para “acordar” na estreia do torneio. O Corinthian­s teve um difícil rival ontem, o Grêmio, mas poderia ter evitado o empate sem gol, que frustrou a torcida no Itaquerão, se tivesse acelerado o ritmo no fim da disputa.

O trecho final da partida foi muito diferente dos 80 minutos restantes. O duelo equilibrad­o deu lugar a um domínio envolvente do anfitrião, propiciado pelas alterações de Tite. A pressão tardia mostra que a equipe tem qualidade, porém, ainda tem muito a evoluir. O empate esquenta os ânimos no clube, que já havia sofrido pressão de parte da torcida na vésperas da estreia no Brasileirã­o.

Os rivais foram eliminados recentemen­te nas oitavas de final da Libertador­es. A falta de pontaria ficou evidente ontem, apesar das chances criadas. Corinthian­s e Grêmio mostraram equilíbrio de força, com ataques alternados. As posturas táticas eram parecidas, o bom toque de bola e o início com poucas faltas mostraram respeito mútuo. As coincidênc­ias se mantiveram nos erros na parte final do campo. A bola chegava com qualidade até perto da área. Aí era sempre um erro de passe, um chute ruim ou a defesa que levava a melhor.

O principal jogo da 1ª rodada ganhou como prévia o show de abertura do Brasileiro. A exposição da taça, música e danças apresentar­am o clima da longa competição de 38 rodadas e encerramen­to em dezembro.

O Corinthian­s é quem mais vive essa incerteza. Após ver seis jogadores do time campeão de 2015 saírem, o clube lida com especulaçõ­es das transferên­cias do zagueiro Felipe e do volante Elias. O clima de dúvida não ameniza a confiança da torcida ao segundo título seguido.

O Corinthian­s teve problema no aqueciment­o. O time precisou acionar o quarto goleiro para ficar no banco. Caíque França nem estava no estádio. Tudo porque Cássio estava fora para o enterro da avô e Matheus Vidotto sentiu dor nas costas ao se aquecer no Itaquerão.

O primeiro tempo ficou marcado pelo “quase” em diversas chances. As equipes entravam na área e hesitavam nas opções. Marquinhos Gabriel chegou a driblar vários rivais, mas errou o chute. No Grêmio, Bolaños demorou para definir jogada e foi desarmado. Giuliano errou finalizaçã­o no começo do jogo.

A partida travada fez o técnico Tite mexer duas vezes em menos de um minuto na etapa final. O goleiro Marcelo Grohe teve mais trabalho. Por pouco o Corinthian­s não abriu o placar aos 20 minutos. O time teve mais posse de bola. O Grêmio apostou nos contra-ataques. Nos minutos finais virou ataque contra defesa. O Corinthian­s rondou a área e só.

 ?? DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO ?? Na bronca. André foi vaiado pela torcida no Itaquerão
DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO Na bronca. André foi vaiado pela torcida no Itaquerão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil