O Estado de S. Paulo

Max Verstappen ganha e entra para a história

-

Aos 18 anos, sete meses e 15 dias, em sua primeira prova na Red Bull, o holandês Max Verstappen entrou para a história da Fórmula 1 como o mais jovem piloto a ganhar a bandeirada em uma corrida – ele chegou na frente no GP da Espanha, disputado ontem na Catalunha.

Verstappen, que começou o ano na Toro Rosso, se beneficiou de uma decisão da Red Bull – a equipe o colocou no lugar do russo Daniil Kvyat, em má fase.

Ontem, ele se aproveitou do enrosco entre os dois carros da Mercedes na primeira volta. Otricampeã­o Lewis Hamilton largou na pole, mas foi ultrapassa­do pelo companheir­o de equipe Nico Rosberg. Na tentativa de recuperar o lugar, o britânico foi fechado pelo alemão, acabou na grama e perdeu o controle do carro, que girou e bateu na traseira de Rosberg, tirando os dois da disputa.

Depois, até o fim da prova, ele brigou pela vitória com o companheir­o Daniel Riccardo e com os dois carros da Ferrari, de Kimi Raikkonen e Sebastian Vettel – os pilotos da escuderia italiana completara­m o pódio.

“É muito especial. Terminar na frente foi incrível. Ouvir o hino holandês pela primeira vez na Fórmula 1 me fez lembrar do meu pai. Soube que ele estava chorando, então é inacreditá­vel. Dedico a vitória à ele”. Max é filho de Jos Verstappen, que na F-1 correu por Arrows, Tyrrell, Minardi, Footwork, Benetton, Stewart e Simtek entre os anos 1994 e 2003.

Entre os brasileiro­s, Felipe Massa foi o oitavo e Felipe Nasr, o 15.º. Rosberg é o líder da temporada com 100 pontos. Raikkonen é o segundo, com 61. Hamilton tem 57.

 ?? EMILIO MORENATTI/AP ?? 18 anos. Verstappen festeja em Barcelona
EMILIO MORENATTI/AP 18 anos. Verstappen festeja em Barcelona

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil