O Estado de S. Paulo

Justiça condena o PT em R$ 3,5 milhões no caso Celso Daniel

Sentença de magistrado de Santo André pede ainda suspensão de direitos políticos do ex-ministro Gilberto Carvalho

-

O juiz Genilson Rodrigues Carreiro, da 1.ª Vara da Fazenda Pública de Santo André, condenou o PT à devolução de R$ 3,5 milhões ao Tesouro municipal por supostamen­te ter sido beneficiár­io de um esquema de corrupção montado na gestão Celso Daniel, prefeito petista do município – executado à bala em janeiro de 2002.

Na mesma sentença de 96 páginas, o magistrado condena por improbidad­e administra­tiva o ex-ministro Gilberto Carvalho, do governo Dilma, à suspensão dos direitos políticos por cinco anos. Carvalho foi secretário de governo de Celso Daniel e suposto arrecadado­r de propinas para a legenda.

“Gilberto, filiado ao Partido dos Trabalhado­res e secretário de governo na gestão de Celso Daniel, seria o encarregad­o de transporta­r o dinheiro arrecadado à sede da agremiação política”, destaca o juiz, baseado na acusação da Promotoria.

O magistrado também condenou o empresário Ronan Maria Pinto, dono de uma empresa de ônibus, o ex-vereador Klinger Luiz de Oliveira Souza e o empresário e ex-assessor de Celso Daniel Sérgio Gomes da Silva, o “Sombra”. Além deles, foi condenado Luiz Marcondes de Freitas Junior. Todos terão de devolver solidariam­ente a mesma quantia imposta ao PT.

Segundo o Ministério Público Estadual, os acusados “teriam constituíd­o quadrilha cujo objetivo era a arrecadaçã­o de recursos por meio de ‘achaques’ a empresário­s e de desvio de recursos dos cofres públicos municipais, notadament­e no que tangia a contratos de obras públicas e prestação dos serviços de colenancia­mento de campanhas do ta e destinação final de lixo”. Partido dos Trabalhado­res”.

A Promotoria acusa Sérgio Atualmente, o empresário RoSombra de ser “o mentor e ideanan Maria Pinto está preso em lizador da quadrilha, valendoCur­itiba. Alvo da Operação Lase para tanto do prestígio pesva Jato, ele é acusado de lavasoal de que desfrutava em razão gem de dinheiro. de amizade com o prefeito CelA defesa do empresário afirso Daniel”. De acordo com a senmou tratar-se “de uma sentença tença, Sombra “distribuir­ia cível, à qual a defesa de Ronan uma parte para Gilberto Carvanão teve acesso, mas desde já lho, que a transporta­ria ao Partinão concorda com seu teor e dedo dos Trabalhado­res”. la recorrerá assim que intimada

O Ministério Público de São para tanto.” Procurados, o PT e Paulo sustenta que Celso Dao ex-ministro Gilberto Carvalho niel “concordava com a ação da não se pronunciar­am até a conquadril­ha e imaginava que toda clusão desta edição. a arrecadaçã­o destinava-se ao fi-

 ?? DIDA SAMPAIO/ESTADAO-5/8/2014 ?? Santo André. Carvalho foi secretário de Celso Daniel
DIDA SAMPAIO/ESTADAO-5/8/2014 Santo André. Carvalho foi secretário de Celso Daniel

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil