O Estado de S. Paulo

Pintores operários

Exposição presta tributo aos 80 anos do histórico Grupo Santa Helena

-

Demolido em 1971 para dar lugar à estação Sé do Metrô, o palacete Santa Helena, construído em 1925, passou à história por ter abrigado o ateliê do Grupo Santa Helena, na sala 231. Formado por Bonadei, Rebolo, Volpi e Mário Zanini, entre outros pintores, o grupo, criado há oito décadas, ganha uma exposição que reúne nove dos seus integrante­s, cada um deles representa­do por sete obras, tanto pinturas de época como trabalhos posteriore­s. Tendo como curador o crítico Enock Sacramento, a exposição Grupo Santa Helena – 80 Anos, que foi inaugurada ontem, dia 17, na galeria ProArte, antecipa uma onda internacio­nal em torno da sua principal figura, Volpi, que será objeto de uma mostra organizada pela crítica Aracy Amaral no MAM de São Paulo e de outra – esta internacio­nal – na galeria Cecilia Brunson Projects, em Londres, ambas em junho.

Volpi, representa­nte da segunda geração de modernista­s brasileiro­s, domina, claro, a exposição. É, de fato, o maior entre os modernos paulistas. A exposição londrina deve abrir as portas para sua consagraçã­o definitiva na Europa (a Tate Modern já mostrou interesse em expor sua obra). Dele, o curador conseguiu telas raras que estão em mãos de colecionad­ores particular­es, como um pequeno óleo de 1940, que retrata uma rua de Itanhaém e revela sua inteligênc­ia visual, além de sua autonomia estética em relação ao grupo, apesar da amizade que uniu todos os seus integrante­s – “ele e Zanini eram chamados de Cosme e Damião por sempre andarem juntos”, observa o curador Sacramento.

Quem primeiro ocupou o palacete Santa Helena, em 1933, segundo o curador, foi Francisco Rebolo, ex-jogador do Corinthian­s, que alugou uma sala vizinha ao futuro ateliê de Mário Zanini, separados apenas por uma porta. Zanini trouxe outros pintores operários para dividir o aluguel e o jeito foi derrubar a porta para ampliar o estúdio, ocupado à noite com sessões de modelo vivo. Fulvio Pennacchi, que gostava de pintar a figura humana, é autor de belos retratos de seus companheir­os exibidos na mostra.

Como Pennacchi, todos os pintores do grupo eram de origem humilde, imigrantes italianos ou descendent­es destes. Volpi pintava afrescos em casas de família. Clóvis Graciano morava num vagão de trem da Estrada de Ferro Sorocabana e pintava placas. Bonadei era figurinist­a. Alfredo Rizzotti era

 ?? FOTOS DIVULGAÇÃO ??
FOTOS DIVULGAÇÃO
 ??  ??
 ??  ?? De cima para baixo.
De cima para baixo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil