O Estado de S. Paulo

Janot pede que acusação contra Lula vá para Moro

- Gustavo Aguiar

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ontem ao ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, que a denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja remetida ao juiz Sérgio Moro, na primeira instância.

O petista foi incluído na denúncia contra o senador cassado Delcídio Amaral (sem partido-MS), acusado de tentar evitar a delação premiada do ex-diretor da Petrobrás Nestor Cerveró. A acusação também inclui o assessor de Delcídio, Diogo Ferreira, o advogado Edson Ribeiro, o pecuarista José Carlos Bumlai, seu filho, Maurício Bumlai, e o banqueiro André Esteves, do BTG Pactual.

Na denúncia, Delcídio era a única pessoa com foro privilegia­do que acabava por manter todos os demais no Supremo. Como ele foi cassado, perdeu a prerrogati­va. A remessa dos autos terá, agora, que ser autorizada pelo ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato.

A Coluna do Estadão antecipou na quarta-feira que a forçataref­a da Lava Jato cobra de Teori há um mês que ele devolva os inquéritos contra Lula ao juiz Sérgio Moro. Não há prazo, no entanto, para que o ministro decida sobre o assunto.

Lula foi apontado por Delcídio como o mandante do pagamento de mesada a Cerveró para evitar que ele falasse sobre um esquema de compras de sondas superfatur­adas pela Petrobrás envolvendo Bumlai, amigo pessoal do ex-presidente.

A tentativa de comprar o silêncio de Cerveró resultou na prisão de Delcídio, em novembro do ano passado, e na sua posterior cassação, aprovada pelo Senado em maio. Esteves, Ribeiro e Ferreira também acabaram na cadeia por causa do episódio, cuja principal prova foi uma gravação feita pelo filho de Cerveró, Bernardo Cerveró.

Numa conversa registrada por Bernardo Cerveró em outubro, Delcídio e Ferreira cogitam enviar Cerveró para Espanha, via Paraguai, e afirmam que Esteves daria suporte financeiro de R$ 50 mil mensais à família do ex-diretor da Petrobrás. O banqueiro não participa

 ?? ANDRE DUSEK/ESTADÃO-09/03/2016 ?? Procurador. Rodrigo Janot participa de sessão do Supremo Tribunal Federal, em março
ANDRE DUSEK/ESTADÃO-09/03/2016 Procurador. Rodrigo Janot participa de sessão do Supremo Tribunal Federal, em março
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil