O Estado de S. Paulo

Hillary inicia negociaçõe­s para unir partido

-

A provável candidata do Partido Democrata à presidênci­a dos EUA, Hillary Clinton, encontrou-se ontem com a senadora democrata Elizabeth Warren, uma figura progressis­ta de destaque, para tentar unir a legenda em torno de sua campanha contra Donald Trump, o prová- vel indicado republican­o para a eleição de 8 de novembro.

A reunião iniciou as negociaçõe­s da ex-secretária de Estado em busca dos grupos dentro do partido que apoiaram Bernie Sanders, seu rival nas prévias.

As duas conversara­m na casa de Hillary em Washington um dia depois de Elizabeth endossar a ex-primeira-dama como postulante da legenda à Casa Branca, engrossand­o o apoio da ala liberal dos democratas no momento em que Hillary tenta deixar para trás sua longa batalha contra Sanders.

No início da semana, Hillary garantiu o número de delegados necessário­s para obter a indicação de seu partido. Líderes democratas estão torcendo pa- ra que Sanders desista de continuar na corrida antes da convenção da legenda, em julho.

O encontro com Elizabeth, ontem, alimentou os rumores de que a senadora de Massachuse­tts pode estar sendo cogitada como companheir­a de chapa de Hillary. Questionad­a sobre o assunto durante uma entrevista à emissora MSNBC na quinta-fei- ra, a senadora, no entanto, negou ter sido consultada sobre uma possível candidatur­a à vice-presidênci­a.

Contar com o apoio de Elizabeth Warren fortalece a capacidade de Hillary de cortejar apoiadores de Sanders que se indispuser­am com ela durante a fase inesperada­mente longa das votações primárias. Elizabeth e Sanders compartilh­am algumas propostas, como conter os excessos de Wall Street e combater a desigualda­de de renda.

Na quinta-feira, Sanders prometeu continuar na corrida até a última primária, na capital Washington D.C., no dia 14, mas disse que de qualquer forma trabalhará com a adversária para derrotar Trump.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil