O Estado de S. Paulo

SP tem dia mais frio em 22 anos; homem morre

Madrugada teve a menor temperatur­a para junho desde 1994; vítima foi achada perto de metrô

- Isabela Palhares

Um morador de rua morreu de frio na madrugada mais gelada para o mês de junho dos últimos 22 anos na capital paulista. João Carlos Rodrigues, que não teve a idade informada, estava na rampa de acesso à Estação Belém do Metrô, na zona leste, na madrugada de ontem. Ele não tinha sinais de violência pelo corpo e foi encontrado pelos seguranças do metrô.

A temperatur­a mínima, registrada no Mirante de Santana, foi de 5,5°C, segundo informou o Instituto Nacional de Meteorolog­ia (Inmet). De acordo com o instituto, a madrugada de 30 de maio de 1994 registrou 5°C. O recorde absoluto para o mês foi de 1,2°C, no dia 26 de junho de 1994, quando houve uma onda de frio recorde no Estado.

Segundo a Secretaria Municipal de Assistênci­a e Desenvolvi­mento Social, Rodrigues nunca esteve em nenhum centro de acolhida de São Paulo. De acordo com a secretaria, somente nos arredores do Metrô Belém são feitas, em média, três abordagens diárias para oferecer acolhiment­o a moradores de rua. Ainda segundo a pasta, desde o dia 15 de maio, foram registrado­s mais de 240 mil acolhiment­os pelo programa Operação Baixas Temperatur­as – só na madrugada de ontem, foram feitos 10.963 acolhiment­os.

A Operação Baixas Temperatur­as é colocada em ação quan- do há registro de temperatur­as abaixo de 13ºC. Nesses dias, em caráter excepciona­l, as vagas nos 79 centros de acolhida da capital são ampliadas de acordo com a demanda.

Para o Centro de Gerenciame­nto de Emergência­s (CGE), desde 2011 São Paulo não registrava temperatur­as tão baixas. Em Parelheiro­s, no extremo sul, os termômetro­s bateram 2,4ºC e em São Mateus, na zona leste, 3,3ºC.

A série histórica do CGE, que leva em consideraç­ão os dados a partir de 2011, havia registrado a madrugada mais fria do ano em 29 de junho de 2011, com 4,6°C. Segundo Michael Pantera, meteorolog­ista do centro, a atuação de uma grande massa de ar frio de origem polar mantém o tempo seco e ensolarado no fim de semana. As noites de pouca ou nenhuma nebulosida­de vão facilitar a acelerada queda das temperatur­as, o que pode causar novos recordes de temperatur­a mínima.

Geadas. O Inmet registrou geadas isoladas na região metropolit­ana de São Paulo, em cidades como Itapevi, e temperatur­a negativa, de -0,2ºC, em Barra do Turvo, no Vale do Ribeira, a menor temperatur­a do ano no Estado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil