O Estado de S. Paulo

Brilho de Payet dá vitória à França

Com Pogba e Griezmann apagados, meia do West Ham faz golaço quase no fim da partida, e donos da casa estreiam com triunfo diante da Romênia

- Andrei Netto

A França de Didier Deschamps entrou em campo na noite de ontem, no Stade de France, com o peso do favoritism­o para o jogo de abertura da Eurocopa de 2016. E a carga quase foi pesada demais. Diante de uma Romênia retrancada, bem organizada e perigosa em ataques esporádico­s, a equipe de Paul Pogba, Griezmann e Giroud pressionou, teve as melhores oportunida­des, mas só escapou de um empate graças a um golaço do melhor em campo, Dimitri Payet, que acertou o ângulo fechando o placar por 2 a 1.

“Se há um ano me dissessem que se passaria dessa maneira, eu não teria acreditado”, reconheceu Payet, lembrando o estresse da partida: “Foi isso que saiu no meu gol”, completou o meia do West Ham.

Foi um jogo de ataque contra defesa. A Romênia do técnico Anghel Iordanescu se propôs a segurar o time de Deschamps, e foi o que aconteceu. Com uma defesa competente, o time romeno passou perigo nas bolas cruzadas por Payet, nas chegadas e chutes de longa distância de Pogba, nos contra-ataques comandados por Griezmann e na presença sempre perigosa de Giroud na área. Mas não abdicou de ataques eventuais, fazendo um jogo movimentad­o e cheio de alternativ­as.

Para surpresa dos franceses, a Romênia chegou primeiro. Aos 4 minutos, Stancu escorou cobrança de escanteio e bateu à queima-roupa. Lloris espal- mou para a frente, e Chiriches perdeu o rebote. A resposta da França veio aos 7, mas em dose dupla. Em sua primeira chegada, Griezmann chutou de fora da área, a bola bateu na zaga e foi para fora. Em seguida, Giroud escorou cruzamento de Payet e de cabeça mandou à direita do goleiro romeno.

A França voltou ao ataque com perigo aos 14. Pogba cru- zou da direita, Griezmann furou no centro da área, mas a bola sobrou para o próprio atacante, que cabeceou na trave. Só aos 35 Payet voltou a aparecer bem, desta vez pela direita, cruzando rasteiro com força. Griezmann finalizou para fora.

Após levar um susto no começo do segundo tempo, a França retomou o controle e, após três boas chances, abriu o placar. Aos 13, Payet centrou na cabeça de Giroud, que desviou para o gol, mesmo pressionad­o pelo goleiro. A resposta da Romênia veio cinco minutos depois. Evra passou a perna na passagem de Stanciu dentro da área. Pênalti bem marcado e convertido por Stancu, para delírio da torcida romena no estádio.

O jogo então ficou nervoso. Apagado em campo, Pogba deu lugar a Martial e Griezmann a Coman. Deschamps apostou todas as fichas na dupla de jovens, mas a tentativa não dava certo. Perdido na segunda metade do segundo tempo, a França só respirou aliviada quando Payet resolveu a partida em um chute de fora da área, no ângulo, antes de deixar o campo chorando de emoção, ovacionado por uma torcida em delírio.

Torcedores da Inglaterra estão entre os que mais preocupam as autoridade­s da França, e na madrugada de ontem confirmara­m a fama. Entre 200 e 250 torcedores britânicos brigaram com hooligans de Marselha no Vieux-Port, em pleno centro da cidade. A intervençã­o da polícia acalmou os ânimos, mas as forças de ordem tiveram de usar gás lacrimogên­eo para dispersar os brigões.

Quatro policiais acabaram feridos, segundo balanço das autoridade­s. Um torcedor inglês de 24 anos acabou preso, mas a maior parte dos torcedores saiu sem dar satisfaçõe­s. Um francês foi detido horas mais tarde por porte de arma.

O jogo entre Inglaterra x Rússia, marcado para hoje em Marselha, é um dos 10 considerad­os de pelo Ministério do Interior da França como de alto risco em razão da provável presença de hooligans. Na noite de ontem, as autoridade­s já se preparavam para a invasão de ingleses na cidade, prevista para acontecer até a manhã deste sábado.

Em Marselha, os próximos dois dias já estão sendo chamados como "o pior final de semana da Euro 2016". A maior preocupaçã­o diz respeito à fanfest organizada no Prado e aberta aos torcedores britânicos e russos, além dos franceses torcedores do Olympique de Marselha.

 ?? YOAN VALAT/EFE ?? Iluminado. Payet se emociona ao marcar o gol da vitória da França
YOAN VALAT/EFE Iluminado. Payet se emociona ao marcar o gol da vitória da França
 ?? SRDJAN SUKI/EFE ?? Abertura. Cerimônia foi curta, mas bonita
SRDJAN SUKI/EFE Abertura. Cerimônia foi curta, mas bonita

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil