O Estado de S. Paulo

Trump usa ataque para elogiar sua campanha

Candidato republican­o diz, em conta no Twitter, que líderes dos EUA são ‘fracos’ e a situação ‘vai piorar’

-

O atentado à casa noturna Pulse, frequentad­a pelo público LGBT em Orlando, na Flórida, despertou reações dos prováveis candidatos à presidênci­a dos Estados Unidos, Donald Trump e Hillary Clinton.

O republican­o pediu a renúncia do presidente Barack Obama. “Por nossos líderes serem fracos, eu disse que isso iria acontecer – e vai apenas piorar”, disse. “Estou tentando salvar vidas e prevenir o próximo ataque terrorista. Não podemos mais arcar com as consequênc­ias de sermos politicame­nte corretos”, afirmou.

O empresário repetiu a promessa de banir a entrada de muçulmanos no país como forma de evitar ataques. Em sua conta no Twitter, ele disse que a tragédia em Orlando “é apenas o começo”. O comitê de campanha informou que ele fará hoje um discurso sobre segurança nacional e abordará o massacre.

Trump também criticou a provável candidata democrata Hillary Clinton e afirmou que ela deveria desistir da corrida à presidênci­a por não mencionar o “Islã radical” em discursos.

O comitê de Hillary anunciou que um evento marcado para o dia 15 em Wisconsin será transferid­o por causa do atentado. Reações. As redes sociais também foram utilizadas por Hillary para se expressar sobre o ataque. “Enquanto esperamos por informaçõe­s, meus pensamento­s estão com os afetados por esse ato horrível”, disse.

“Polícia investigan­do possível terrorismo. Muitos mortos e feridos”, escreveu o republican­o um pouco antes.

Com o clima de tristeza e inconformi­smo, Trump não voltou ao Twitter para agradecer pelos “parabéns por estar certo sobre o terrorismo radical islâmico”. “Eu não quero parabéns, quero rigidez e vigilância. Precisamos ser espertos!”, escreveu.

As reações exaltadas tiveram o apoio de alguns usuários que respondera­m com frases como “meu voto em você está concretiza­do” e “normalment­e voto nos democratas, mas depois de hoje, precisamos de você”.

Grande parte dos usuários criticaram sua postura diante da tragédia com frases como “você é patético”, “parabéns por ser tão idiota” e “deixe os EUA”. Um jovem escreveu: “Com você, é sempre sobre estar certo. Onde está o seu respeito pelas pessoas assassinad­as?”

A atriz Sophia Bush também criticou Trump: “Cale a boca. Pessoas morreram. É hora de lamentar. Não de se gabar. Seu idiota insensível sensaciona­lista.”

 ?? KEITH SRAKOCIC/AP ?? Críticas. Trump despertou revolta por posts no Twitter
KEITH SRAKOCIC/AP Críticas. Trump despertou revolta por posts no Twitter

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil