O Estado de S. Paulo

Mundo expressa solidaried­ade às vítimas

-

Líderes de diferentes países e setores manifestar­am consternaç­ão e solidaried­ade após o ataque na boate Pulse, em Orlando, na Flórida. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, enviou uma mensagem de condolênci­a às famílias das vítimas e de apoio ao governo americano no combate ao extremismo.

O papa Francisco lamentou o ataque e disse esperar que o mundo encontre logo meios para combater “as causas dessa violência terrível e absurda”. O presidente da França, François Hollande, condenou “com horror” a ação do atirador Omar Mateen e declarou “total apoio da França e dos franceses às autoridade­s a ao povo dos EUA”. Preocupaçã­o. A notícia do ataque à Pulse causou elevação nos níveis de alerta e nas providênci­as de segurança para a Copa América Centenário de futebol, disputada atualmente nos Estados Unidos. Antes do jogo entre Brasil e Peru, realizado em Boston na noite de ontem, a organizaçã­o do torneio colocou no site da competição instruções claras para os torcedores sobre objetos e equipament­os que são permitidos nos estádios, com detalhamen­to das restrições, e os jornalista­s foram alvo de vistoria muito mais rigorosa no acesso às arenas.

Na França, onde é disputada a Euro-2016, não houve elevação no nível de alerta, já que o país está em estado de emergência desde os atentados de novembro em Paris e Saint-Denis. Nas últimas semanas, autoridade­s multiplica­ram as advertênci­as de que o risco de ataques é grande devido à realização da competição.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil