O Estado de S. Paulo

Operação policial termina em protesto e incêndio em Heliópolis

Ônibus foi destruído por chamas após moradores se revoltarem com blitz perto de baile funk; ninguém foi preso

-

Uma operação da Polícia Militar para coibir delitos e ações criminosas no entorno de bailes funk em Heliópolis, na zona sul de São Paulo, terminou com protestos e um ônibus incendiado, na noite de anteontem.

Segundo informaçõe­s da assessoria de imprensa da Secretaria da Segurança Pública (SSP), policiais militares relataram que moradores da região se re- voltaram com a blitz policial no local dos eventos e passaram a cometer “atos de vandalismo” pelo bairro.

Grupos usaram latas de lixo e outros objetos para bloquear vias de Heliópolis e impedir o tráfego no local. A Avenida Almirante Delamare, que dá acesso à favela de Heliópolis, a maior de São Paulo, foi uma das interditad­as.

Incêndio. Por volta das 22 horas de anteontem, um ônibus intermunic­ipal que seguia para São Caetano do Sul, na região do ABC paulista, tentou desviar de uma rua bloqueada pelos manifestan­tes e foi recebido a pe- dradas por uma multidão na Estrada das Lágrimas, uma das principais vias do bairro da zona sul da capital.

Segundo a SSP, o motorista do ônibus, que não teve a identidade revelada, relatou no boletim de ocorrência que, ao perceber a ação do grupo, abriu a porta para permitir que os cinco passageiro­s que estavam no interior do veículo pudessem escapar. Todos fugiram sem ferimentos.

Nesse momento, afirmou o condutor, várias pessoas invadiram o coletivo, roubaram cerca de R$ 300 do caixa do ônibus, obrigaram o motorista a sair e, por fim, atearam fogo no veículo.

O condutor conseguiu fugir e chamar ajuda. Homens do Corpo de Bombeiros foram acionados para controlar o incêndio, mas o ônibus ficou totalmente destruído.

Ainda de acordo com a Secretaria da Segurança Pública, até a noite de ontem, nenhum suspeito havia sido preso. O episódio foi registrado como incêndio e roubo ao interior de veículo e será investigad­o pelo 95.º DP (Heliópolis). O local e o ônibus passaram por perícia.

A região de Heliópolis é conhecida por promover bailes funk que começam à noite e vão até de manhã. São frequentes as reclamaçõe­s de moradores sobre o barulho vindo dos eventos. Muitos dos bailes são realizados no meio da rua. As festas também costumam ter denúncias de tráfico de drogas e de exploração sexual.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil