O Estado de S. Paulo

Ultra investe em varejo para reforçar rede de postos

Companhia adquiriu a rede de farmácias paraense Extrafarma e incremento­u as lojas de conveniênc­ia AM/PM

-

A rede de postos Ipiranga é uma peça fundamenta­l para o Grupo Ultra, já que o negócio de combustíve­is representa cerca de 85% de seu faturament­o, que foi de R$ 75,6 bilhões no ano passado. Uma das estratégia­s do grupo para engordar ainda mais o retorno de sua rede de distribuiç­ão de combustíve­is é agregar serviços aos seus mais de 7 mil postos em todo o Brasil.

Na prática, isso significa usar as redes de lojas de conveniênc­ia AM/PM, o serviço de troca de óleo Jet Oil, o programa de fidelidade KM de Vantagem e o Connect Car – sistema pré-pago para pedágios e estacionam­entos que concorre com o líder deste mercado, o Sem Parar – para atrair público. Diante das diferentes possibilid­ade de serviço disponívei­s em seus pontos de venda, foi criado o slogan de marketing da rede: “Passa lá no posto Ipiranga”.

No fim de 2013, a empresa pagou R$ 1 bilhão pela rede de farmácias paraense Extrafarma e pretende expandir os pontos em seus postos – um processo que ainda está sendo formatado. Um dos entraves para a abertura de drogarias nos postos é o fato de que são os Estados, e não o governo federal, que definem o que pode ser vendido nes- ses estabeleci­mentos e onde eles podem ser abertos.

Outro desafio da empresa é o fato de que tanto os postos de combustíve­l quanto as lojas AM/PM são operados por parceiros. A modernizaç­ão dos postos, com a instalação de lojas de conveniênc­ia de melhor qualidade – com serviço de panificaçã­o, por exemplo – e da inclusão de outros serviços além da venda de combustíve­is depende da capacidade do grupo de convencê-los de que o investimen­to vale a pena.

 ?? RAFAEL ARBEX / ESTADÃO ?? Mais receitas. Meta do grupo é agregar serviço aos postos
RAFAEL ARBEX / ESTADÃO Mais receitas. Meta do grupo é agregar serviço aos postos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil