O Estado de S. Paulo

Para produtor, venda de ingressos não vai repetir a do cinema

Sandro Chaim descarta outra maciça compra de bilhetes, que garantiu o sucesso do filme, mesmo com salas vazias

-

Os Dez Mandamento­s – O Musical é uma realização conjunta entre a Rede Record e a Chaim Produções. Segundo Sandro Chaim, autor da ideia de transporta­r a história bíblica para o palco, a emissora é responsáve­l pela divulgação de mídia e pela liberação do uso do texto origi- nal, que inspirou a novela, o filme e agora o teatro. Levantar o musical, portanto, foi sua missão. “Converso muito com os executivos da emissora, que nos ajudam com dicas, mas a produção tem a nossa assinatura”, conta Chaim, que não utilizou leis de incentivo.

Como detentora dos direitos do roteiro, a Record preocupa-se com sua integridad­e. Assim, tornou-se comum a presença de câmeras da emissora durante os ensaios que, além de captar imagens para reportagen­s exibidas nos noticiário­s, também colhem material para uma checagem do bom uso do texto. OEstado apurou que, em pelo menos duas oportunida­des, foram detectados problemas, que foram devida- mente comunicado­s à produção.

Sandro Chaim não acredita que haverá uma compra maciça de ingressos como aconteceu quando Os Dez Mandamento­s chegou ao cinema – na época, lotes de bilhetes eram comprados por poucas pessoas em praticamen­te todas as salas do Brasil que exibiam o filme, transforma­ndo-o rapidament­e na maior bilheteria nacional de todos os tempos, com mais de 11,2 milhões de ingressos vendidos, batendo o então campeão Tropa de Elite 2, que soma 11,1 milhões.

O problema é que as salas, embora com lotação esgotada, contavam, de fato, com poucos espectador­es. A medida teria sido creditada a pessoas ligadas à Igreja Universal, interessad­as em levar seus fiéis para as salas. A Igreja, porém, negou qualquer envolvimen­to, na época. “Uma peça de teatro só vive com a presença de público, que virá espontanea­mente”, afirma Chaim.

Outros integrante­s da produção também acreditam que se trata de um produto muito específico, portanto, para um públi- co devidament­e interessad­o. “Os temas musicais não são apenas bíblicos, mas contam também com outros como o rock”, conta o diretor musical Wladimir Pinheiro, que também assina as letras e os arranjos das 25 canções do espetáculo.

Ele se inspirou na Bíblia e no roteiro original da novela para compor. “Eu já conhecia bem o texto bíblico, mas procurei me aprofundar ainda mais nos detalhes. Isso me ajudou a traçar o perfil musical de cada personagem”, observa. “A ideia é que a letra também possa fazer a história avançar.” Dessa forma, as Dez Pragas foram editadas em um só número musical.

Detalhes também inspiraram o trabalho da diretora Fernanda Chamma, que pediu, por exemplo, figurinos com fios trançados, mesma técnica utilizada na época em que se passa a história.

 ?? MICHEL ANGELO/DIVULGAÇÃO ?? Novela. Versão chegou a ameaçar audiência da Globo
MICHEL ANGELO/DIVULGAÇÃO Novela. Versão chegou a ameaçar audiência da Globo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil