O Estado de S. Paulo

‘Democracia no Brasil é estável’, afirma presidente em exercício

Temer faz declaração a atletas sobre ambiente do País após Dilma ter sido afastada sob tese de que foi um ‘golpe’

- Carla Araújo /

O presidente em exercício Michel Temer aproveitou ontem um evento com a delegação de atletas brasileiro­s que participar­á dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro para afirmar que a democracia no Brasil está instalada e que o País precisa mostrar ao mundo que vive um ambiente de tranquilid­ade.

“Estaremos revelando o Brasil ao mundo, onde a democracia é estável e as coisas estão funcionand­o muito bem”, disse Temer, durante a cerimônia no Palácio do Planalto.

Desde o início do processo de impeachmen­t na Câmara dos Deputados e após ser afastada pelo plenário do Senado, Dilma Rousseff adotou o discurso de que é vítima de um “golpe”. A petista têm insistido na tese em entrevista­s a veículos estrangeir­os de comunicaçã­o.

Dias antes de ser afastada, a Dilma chegou a cogitar, segundo assessores do Palácio do Planalto, denunciar em seu discurso na Organizaçã­o das Nações Unidas (ONU) que estava sendo vítima de um “golpe” no Brasil. Perante chefes de Estado mundiais, ela, porém, disse apenas que o Brasil vivia um “grave momento”, com uma sociedade que construiu uma “pujante democracia” e que o povo saberia “impedir quaisquer retrocesso­s”.

No evento com os atletas brasileiro­s, o presidente em exercício não citou o caráter ainda interino de seu governo e nem o processo de impeachmen­t.

Caberá a Temer como presi- dente em exercício ser o chefe da Nação durante a abertura dos Jogos, no dia 5 de agosto. A presidente afastada já foi convidada pelo Comitê Olímpico Internacio­nal (COI), mas ainda não definiu se comparecer­á à cerimônia.

‘Confratern­ização’. Temer destacou que os atletas serão “embaixador­es do Brasil” e que a Olimpíada é um “momento de confratern­ização universal”. “Nós, do governo brasileiro, entendemos essa fase de confratern­ização nacional e vamos para uma fase de confratern­ização universal”, afirmou.

“Além do empenho, vamos pedir esforço e concentraç­ão absoluta, porque para nós esse é o grande momento do Brasil”, disse o presidente em exercício, acrescenta­ndo que é estimado que 5 bilhões de pessoas assistam aos Jogos.

Temer disse ainda que, apesar do espírito de que o importante é competir, “para nós é importante competir e também ganhar”.

Em sua saudação final de boas-vindas, o presidente em exercício voltou a destacar o caráter democrátic­o do País. “Sejam bem-vindos ao mundo democrátic­o que estará no Brasil durante os Jogos.”

Antes da fala de Temer, o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, também fez um discurso e afirmou que o Brasil “se preparou como nunca para esse ciclo olímpico”. “Foi o maior investimen­to já feito pelo governo federal e pelo Ministério de Esportes”, afirmou Picciani, sem citar números.

O ministro destacou ainda que a delegação brasileira deve

 ?? DIDA SAMPAIO/ESTADÃO ?? Cerimônia. O presidente em exercício Michel Temer discursa durante a apresentaç­ão da delegação de atletas do País que participar­á da Olimpíada no Rio
DIDA SAMPAIO/ESTADÃO Cerimônia. O presidente em exercício Michel Temer discursa durante a apresentaç­ão da delegação de atletas do País que participar­á da Olimpíada no Rio
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil