O Estado de S. Paulo

Freiras sabiam da visita de kirchneris­ta, prova vídeo

Gravação desmente declaraçõe­s de religiosas de que foram surpreendi­das com chegada de López

- Rodrigo Cavalheiro

As freiras do convento em que o ex-secretário de Obras kirchneris­ta José López tentou esconder US$ 8,9 milhões há um mês mentiram. Um vídeo gravado com câmaras de segurança mostra que as religiosas não foram surpreendi­das pelo ex-funcionári­o que chegou de madrugada com sacolas cheias de notas.

Nas imagens divulgadas na terça-feira pelo canal Telefé, López toca a campainha e deixa um fuzil no piso ao lado da porta da casa principal, já dentro da área cercada do monastério. Ele solta algumas bolsas no chão enquanto espera. Uma das freiras abre a porta e o ajuda a colocar as sacolas para dentro.

O vídeo indica uma proximidad­e maior com o kirchneris­ta do que as religiosas relataram. López está calmo enquanto espera para entrar, o que também contradiz o depoimento de que ele aparentava ansiedade para deixar as sacolas. López ficou uma hora dentro do convento até a chegada da polícia, alertada por um vizinho que estranhou o carro com o motor ligado do lado de fora.

O vídeo, extraído de câmaras do próprio convento, não permite concluir se as freiras conheciam o conteúdo das bolsas. Elas disseram inicialmen­te que achavam tratar-se de comida.

As contradiçõ­es foram suficiente­s para o promotor federal Federico Delgado chamar as religiosas ontem para interrogat­ório na condição de suspeitas. Investigaç­ão indica que houve 11 telefonema­s entre o celular da mulher de López e o da irmã Alba, de 94 anos, que comanda o lugar. Isso foi interpreta­do como mais um indício de que Alba e as religiosas sabiam que o kirchneris­ta as visitaria.

Até sua morte, há dois meses, ali morava um dos líderes da Igreja Católica argentina, o arcebispo Rubén di Monte, amigo do ex-ministro do Planejamen­to Julio de Vido, hoje deputado. Ele era chefe imediato de López, que coordenou a distribuiç­ão de obras públicas nos governos de Néstor (2003-2007) e Cristina Kirchner (2007-2015).

 ?? AFP ?? López. Ex-secretário de Obras contou com ajuda de religiosas
AFP López. Ex-secretário de Obras contou com ajuda de religiosas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil