O Estado de S. Paulo

França revela ameaça terrorista

General disse que brasileiro cometeria atentado em nome do EI contra delegação francesa; COI informa que 400 mil tiveram antecedent­es analisados

- Andrei Netto

A ameaça terrorista durante os Jogos Olímpicos do Rio é real. Foi o que afirmou o general Christophe Gomart, chefe da Direção de Informação Militar (DRM), um dos serviços secretos da França, à Comissão Parlamenta­r de Inquérito que investigou a atuação dos órgãos de segurança nos atentados de 13 de novembro em Paris e Saint-Denis. Segundo o general, o ataque seria cometido por um brasileiro em nome do Estado Islâmico e teria como o alvo a delegação francesa. A declaração foi feita em 26 de maio aos deputados, em sessão secreta, mas veio a público na terça-feira com a publicação de um relatório no site do Legislativ­o. Em seu depoimento, o general revelou que fontes de inteligênc­ia militar da França indicavam que a organizaçã­o de um atentado no Rio pelo Estado Islâmico estava em curso.

A transcriçã­o do trecho relativo ao Rio foi retirada das notas públicas da CPI a pedido do general, mas, segundo o jornal francês Libération, um diálogo dele com o deputado Georges Fenech dele permaneceu, provavelme­nte por erro.

No trecho, o deputado pergunta: “Eu não tinha ouvido falar deste cidadão brasileiro que se prepararia para cometer atentados contra a delegação francesa dos Jogos Olímpicos. Como você sabe?” Fenech responde: terminou. Segundo a Riotur, os nomes serão encaminhad­os a um grupo de segurança que verificará antecedent­es criminais na tentativa de identifica­r terrorista­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil