O Estado de S. Paulo

Um clássico da atividade paranormal com humor

Filme original foi escrito para Bill Murray e fica político com o refrigerad­or, símbolo de consumo, como portal do inferno

- Luiz Carlos Merten

Dan Aykroyd sempre contou comoo Caça-Fantasmas original surgiu como projeto dele para selar definitiva­mente a parceria com John Belushi. Ambos haviam colhido um êxito consideráv­el com The Blues Brothers/Os Irmãos Caras de Pau, mas aí, você sabe, Belushi morreu de overdose e as coisas pararam por certo tempo. Quando retomaram a escrita, Harold Ramis e Aykroyd já pensavam tanto num papel para Bill Murray que meio que se esquecera, de escrever para eles próprios. Do trio original de The Ghostbuste­rs, de 1984, Murray é quem tem as melhores cenas e piadas.

Nem por isso seu personagem é consistent­e. Peter Venkman é um ‘jerk’ que passa pelo filme meio lunático, disparando piadas, muitas inconvenie­ntes, contra tudo e todos. Não é um personagem muito agradável, mas é pouco provável que o longa dirigido por Ivan Reitman tivesse virado aquele êxito fenomenal sem ele. Muito justamente – os números de Os Caça-Fantasmas. O filme faturou US$ 291 milhões nos EUA, mais US$ 50 milhões com a venda dos direitos para o teatro. Foi a segunda maior bilheteria do ano, atrás somente de Um Tira da Pesada, de Martin Brest, com Eddie Murphy, e à frente, por exemplo, de Indiana Jones e o Templo da Perdição, de Steven Spielberg, segundo da série com Harrison Ford.

Em 2000, Os Caça-Fantasmas foi votado pelos leitores da revista Total Film como 44.ª entre as 100 melhores comédias de todos os tempos. No mesmo ano, outra pesquisa, do American Film Institute, colocou o filme em 28.º entre as 100 melhores e, em 2005, o IGN (Imagine Games Network) colocou Os CaçaFantas­mas no topo, como melhor comédia de todos os tempos. Pense em quem você quiser. Das antigas – Charles Chaplin, Buster Keaton, Irmãos Marx. Das contemporâ­neas – Woody Allen, Nanni Moretti. Pense nas eternas – Billy Wilder, Billy Wilder, Billy Wilder. Não tem para ninguém. A comédia mais engraçada é Os Caça-Fantasmas.

Jura? O filme é sobre três professore­s de parapsicol­ogia tão irreverent­es que são despedidos da conceituad­a Universida­de Co- lumbia. No olho da rua, fundam empresa para caçar poltergeit­s em Nova York. Não faz o menor sentido, mas o equipament­o sofisticad­o que desenvolve­m começa a funcionar e a empresa vira um bem-sucedido empreendim­ento comercial. A doideira se instala de vez quando Venkman e seus amigos descobrem que a intensa atividade paranormal sobre a cidade se deve a uma entidade maligna que se apossou de Dana/Sigourney Weaver e usa o apartament­o dela como portal de entrada (e saída) de fantasmas para outra dimensão. Só pa- ra lembrar. Pouco mais de uma década antes, a censura do regime cívico-militar havia proibido Zabriskie Point e até hoje há dúvida se foi pelas cenas de sexo no filme de Michelange­lo Antonioni ou pela explosão de um refrigerad­or lotado de comidas, como símbolo do consumismo na vida norte-americana. Em 1984, em plena abertura, é curioso que, justamente o refrigerad­or de Dana, seja o portal em questão. No auge do nonsense, o demônio que aflige Nova York e o mundo é um gigantesco boneco de marshmallo­w. Mais norteameri­cano, impossível. Mas o público de todo o mundo aderiu e Caça-Fantasmas virou aquele êxito planetário.

 ??  ??
 ??  ?? Os meninos. Ramis, Ernie Hudson, Murray e Aykroyd
Os meninos. Ramis, Ernie Hudson, Murray e Aykroyd

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil