O Estado de S. Paulo

‘Não são burros’ de prender Lula, afirma Dilma

-

A ex-presidente Dilma Rousseff afirmou não acreditar que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será preso. Na semana passada, Lula se tornou réu na Operação Lava Jato acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. “Não acredito que eles cometam esse absurdo. Não porque sejam bons, mas porque acredito que também não são burros”, disse Dilma, em entrevista anteontem à TV Educativa da Bahia.

Para Dilma, a prisão de Lula transforma­ria o ex-presidente em um “herói” e isso não seria interessan­te aos adversário­s do petista. “A estratégia é tentar inviabiliz­ar a sua candidatur­a para 2018”, disse ela. Segundo a presidente cassada, o “golpe” que a tirou do poder só ficará completo com a condenação e o impediment­o de Lula ser candidato.

A petista comentou que a tentativa de afirmar que a relação entre ela e Lula tenha desgastes é uma “estratégia de enfraqueci­mento” contra os dois.

Dilma disse ainda que as acusações envolvendo o triplex no Guarujá, que a força-tarefa da operação diz ser do ex-presidente, e o sítio de Atibaia, “não tem qualquer fundamento”. Ela reafirmou que a autonomia da Polícia Federal e do Ministério Público foi proporcion­ada pelo governo petista e disse estar havendo “distorções” no uso de acordos de delação premiada.

A petista defendeu ainda seu ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, alvo da Lava Jato. Ele foi preso temporaria­mente na semana passada e solto no mesmo dia pela Justiça Federal. “O Guido não precisava ser preso, é uma pessoa íntegra. Eu considero o Guido Mantega um injustiçad­o”, afirmou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil