O Estado de S. Paulo

Funeral de Peres terá presença de líderes

Nobel da Paz e ex-presidente de Israel será enterrado amanhã no Monte Herzl

-

O governo israelense realizará o maior funeral de Estado de sua história para a despedida do líder Shimon Peres. Sob um forte aparato de segurança, Israel receberá amanhã líderes mundiais que prestarão sua homenagem ao Nobel da Paz, morto na noite de terça-feira. Entre os presidente­s aguardados estão os de EUA, Barack Obama, e França, François Hollande.

Os serviços de segurança de Israel preparavam ontem o esquema para garantir o deslocamen­to de dezenas de líderes e a aterrissag­em e decolagem em poucas horas de mais de 120 aviões. Trata-se de uma quantidade superior à do funeral do primeiro-ministro Yitzhak Rabin, assassinad­o em 1995 por um extremista judeu.

Uma reportagem do jornal Haaretz explicou que se trata do maior e mais complexo funeral de Estado que Israel já realizou. A grande operação envolve polícia, guarda de fronteira, as Forças de Defesa de Israel, o serviço secreto Shin Bet, diversos ministério­s, entre outros.

Os restos mortais de Peres seriam levados ontem e colocados na esplanada em frente ao Parlamento de Israel (Knesset) para uma cerimônia oficial na primeira hora de hoje.

Às 9 horas locais (3 horas de Brasília), o Parlamento será aberto ao público para que a população se despeça do ex-presidente, que morreu aos 93 anos após permanecer duas semanas internado em razão de um derrame cerebral. As bandeiras do Parlamento e de todas as instituiçõ­es oficiais israelense­s foram hasteadas a meio mastro.

O corpo do ex-presidente será enterrado amanhã no local onde repousam os “Grandes da Nação” no Monte Herzl, em Jerusalém, à esquerda do líder nacionalis­ta Yitzhak Shamir e à direita do primeiro-ministro Rabin. O funeral começará às 9h30 locais com uma cerimônia nesse que é o maior cemitério militar de Israel. Também estão enterrados ali Theodor Herzl, pai do sionismo e visionário do Estado judeu, e o ex-prefeito de Jerusalém, Tedy Kollek.

Ontem, o dia foi de homena- gens. O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, lembrou que Peres “nunca deixou de acreditar na paz”.

Nos EUA, Obama afirmou que um acordo de paz agora com os palestinos seria como um “tributo” ao “amigo” Shimon Peres. “Não posso imaginar um tributo melhor para sua vida do que renovar nosso compromiss­o com a paz que ele acre- ditava ser possível.”

Em um telegrama, o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, enviou condolênci­as à família e destacou os “incessante­s esforços” de Peres “para alcançar uma paz duradoura desde os Acordos de Oslo e até o fim de sua vida”. O papa Francisco também enviou um telegrama, no qual desejou que a memória de Peres “inspire todos a trabalhar cada vez com mais urgência pela paz e pela reconcilia­ção”.

O presidente brasileiro, Michel Temer, lamentou a morte e afirmou que “sua luta pela paz permanecer­á como seu mais importante legado para a humanidade”.

Brasil O Consulado Honorário de Israel no Rio de Janeiro oferece desde ontem um livro de condolênci­as para manifestaç­ões de pesar pela morte de Shimon Peres. O livro estará disponível das 11h às 17h, na Av. N. S. de Copacabana, 680, cobertura

 ?? ARIEL SCHALIT/AP ?? Homenagens. Funcionári­os do Parlamento montam retrato de Peres
ARIEL SCHALIT/AP Homenagens. Funcionári­os do Parlamento montam retrato de Peres

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil