O Estado de S. Paulo

Árbitro de vídeo estreia ano que vem

Novo recurso ajudará a esclarecer somente questões objetivas, como impediment­os e se a bola entrou ou não no gol

- Fábio Grellet

A partir de 2017 o futebol brasileiro contará com o árbitro de vídeo, nome dado ao profissio- nal responsáve­l por ver uma partida de futebol pela TV, acionar o replay a qualquer momento e alertar o árbitro de campo a respeito de eventuais erros.

A novidade foi anunciada pelo presidente da Escola Nacional de Árbitros de Futebol (Enaf), Manoel Serapião Filho, na entrevista dos novos integrante­s da Comissão Nacional de Arbitragem. Marcos Marinho de Souza, o coronel Marinho, assu- miu a presidênci­a da comissão.

Marinho substitui Sérgio Corrêa, que deixou o cargo para coordenar o Projeto do Árbitro de Vídeo. Ainda não está definido a partir de qual torneio o árbitro de vídeo será adotado.

“Ele ficará em uma cabine no próprio estádio, em contato direto com o árbitro, e não vai tratar de questões subjetivas, como se o atleta merecia ser expulso ou não ou se foi bola na mão ou mão na bola’’, disse Serapião. “Ele vai cuidar de questões objetivas, como impediment­o, bola que entrou ou não, erros que não têm a ver com interpreta­ção e que possam mu- dar o resultado de um jogo.”

A tecnologia à disposição do árbitro de vídeo permitirá o replay imediato, independen­temente da emissora de TV que estiver transmitin­do a partida.

Sorteio. Enquanto o novo sistema não entra em vigor, a principal mudança imediata a ser implantada pelo coronel Marinho será rever os critérios de escolha dos árbitros que participar­ão do sorteio para cada partida. “Não tem como acabar com o sorteio, que é estipulado pelo Estatuto do Torcedor. Mas precisamos evoluir, mudar para melhorar”, afirmou. O ex-árbitro Cláudio Cerdeira, que será um de seus assessores, foi mais incisivo: “Do jeito que está sendo feito é complicado. Fatalmente vai mudar (o critério de seleção dos árbitros)”.

Árbitro de vídeo Nome dado ao profission­al responsáve­l por ver uma partida de futebol pela TV, acionar o replay e alertar o árbitro de campo a respeito de eventuais erros.

Onde ele ficará? Ele ficará em uma cabine no estádio, em contato direto com o árbitro, e vai cuidar de questões objetivas, como impediment­o, bola que entrou ou não, erros que não têm a ver com interpreta­ção.

 ?? CBF ?? Força. Cel. Marinho assume a Comissão de Arbitragem
CBF Força. Cel. Marinho assume a Comissão de Arbitragem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil