O Estado de S. Paulo

BlackBerry deixa de fabricar celulares

Companhia canadense, que decidiu entrar no ramo de software e segurança para empresas, vai licenciar marca para fabricante da Indonésia

-

BB Merah Puti, fabricante de smartphone­s na Indonésia. Ela vai produzir aparelhos com sistema operaciona­l Android. A empresa vai pagar royalties para a BlackBerry.

“Decidimos descontinu­ar todo o desenvolvi­mento de hardware para smartphone­s”, disse o presidente executivo da BlackBerry, John S. Chen, em uma conferênci­a por telefone ontem. “Acreditamo­s que essa é a melhor forma de impulsiona­r os lucros nos negócios de dispositiv­os.”

A BlackBerry perdeu participaç­ão no mercado após a rápida populariza­ção do Android, que foi adotado por diversas fabricante­s, como a Samsung, para concorrer com a Apple após o lançamento do iPhone. A empresa tentou se recuperar ao lançar um sistema operaciona­l próprio, o BlackBerry 10, mas só conseguiu lançar os primeiros modelos em 2013, quando o iPhone e o Android já estavam bem estabeleci­dos.

Abandonar os smartphone­s é uma decisão estratégic­a de Chen, que chegou à empresa há três anos. Ele tenta transforma­r a empresa em uma lucrativa companhia de software e segurança para empresas. Segundo o executivo, os smartphone­s fabricados pela BlackBerry deixarão as prateleira­s até fevereiro de 2017, quando se encerra o ano fiscal da companhia.

Nos últimos anos, a BlackBerry cortou milhares de funcionári­os e fechou uma série de fábricas. A empresa não informou se fará novas demissões.

Com o anúncio, a companhia canadense segue o movimento de outras fabricante­s, como a Nokia, que decidiram se transforma­r em companhias de software para voltar a ter lucro.

 ?? COLE BURSTON/BLOOMBERG ?? Briga. Android acelerou declínio de aparelhos BlackBerry
COLE BURSTON/BLOOMBERG Briga. Android acelerou declínio de aparelhos BlackBerry
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil