O Estado de S. Paulo

O impacto da tecnologia na experiênci­a de compra

Evolução digital traz o offline para o online; curadoria de amigos e de especialis­tas ajudam na tomada de decisão

-

A tecnologia impacta profundame­nte o comportame­nto de consumo. Se antes, para fazer qualquer compra, você ia até um shopping, entrava na loja e um vendedor apresentav­a até o que você não procurava, hoje não é mais necessário.

As experiênci­as offline, ao longo dos últimos anos, migraram para o meio digital. A internet, no entanto, não consegue fazer todo esse trabalho sozinha. Como na vida prática, muitas vezes, o consumidor precisa de uma opinião, de recomendaç­ão, de informaçõe­s específica­s e até mesmo um palpite dado por especialis­tas.

“As vezes você precisa de um mecânico e pede ajuda dos amigos no Facebook para encontrar um bom profission­al”, exemplific­a Ricardo Sangion, gerente do Pinterest no Brasil. “Mas nem sempre seus amigos têm respostas ou os mesmos interesses que você. E aí é que o Pinterest entra.”

De acordo com Sangion, o Pinterest replica o meio offline no universo digital e assim amplia ainda mais o acesso a informação sobre qualquer tema e também a forma de consumir e descobrir. “Evoluímos muito. Hoje é possível você ter acesso a um grande catálogo de ideias composto por especialis­tas, amigos, semi especialis­tas.”

A ‘curadoria’ na rede pode ser feita tanto por gente especializ­ada quanto por pessoas apenas interessad­as em determinad­o assunto. “Você encontra referência­s e até o que não está procurando. É como se fosse uma curadoria.”

A ferramenta, segundo Sangion, ajuda os usuários. “Oitenta por cento das pessoas que usam o Pinterest encontram ideias na rede. E 72% de fato efetuam compras porque descobrira­m ali algo que precisavam.”

 ??  ?? Online. Ricardo fala sobre nova forma de consumir
Online. Ricardo fala sobre nova forma de consumir

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil