O Estado de S. Paulo

Maduro vai contra Constituiç­ão e faz relatório de gestão na Justiça

Presidente apresenta relatório no Tribunal Supremo de Justiça e desperta novas críticas da oposição

-

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apresentou ontem seu relatório anual de gestão, mas pela primeira vez a mensagem foi transmitid­a ao Tribunal Supremo de Justiça e não à Assembleia Nacional (AN), como prevê a Constituiç­ão.

Maduro lamentou o caso, mas disse que o país enfrenta uma “situação excepciona­l” e acusou a Assembleia Nacional, dominada pela oposição, de estar fora da lei. Na semana passada, a Justiça determinou a nulidade das ações da AN.

Durante a apresentaç­ão de seu relatório, Maduro assinou um novo decreto de emergência econômica no país (mais informaçõe­s ao lado) e acusou seus opositores de promover um “golpe” ao aprovar, na semana passada, uma declaração de abandono do cargo por parte do presidente – a decisão foi anulada no mesmo dia pela Justiça.

“Haverá justiça diante de tanto desacato, de tanta conspiraçã­o”, disse o presidente.

Na sede do Legislativ­o, o deputado opositor Julio Borges, presidente da coalizão Mesa de Uni d a d e De moc r á t i c a (MUD), voltou a dizer que Maduro atua em desacordo com a Constituiç­ão e os magistrado­s do TSJ, por “respaldare­m a anulação da Carta Magna”, podem ser julgados internacio­nalmente.

Durante o discurso, Maduro reiterou a disposição de manter os diálogos mediados pelo Vaticano com a oposição. O presidente anunciou que na próxima semana facilitado­res da mesa de diálogo estarão no país.

As conversaçõ­es, iniciadas em outubro, estão paralisada­s desde o mês passado, quando a oposição se negou a continuar enquanto o governo não cumprisse sua parte: liberar presos políticos, formar um cronograma eleitoral e respeitar a independên­cia dos poderes públicos.

Para o advogado e acadêmico José Vicente Haro, a fala de Maduro ontem no TSJ “deixa mais complexa” a situação política e “apenas em ditaduras” os governante­s se abstiveram de ir ao Congresso informar sobre sua gestão.

 ?? ARIANA CUBILLOS/AP ?? Mudança. Juízes do TSJ ouvem declaraçõe­s de Maduro
ARIANA CUBILLOS/AP Mudança. Juízes do TSJ ouvem declaraçõe­s de Maduro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil