O Estado de S. Paulo

28 presos fogem no PR e outros 10 em MG

-

Os Estados do Paraná e de Minas Gerais registrara­m fugas em presídios ontem. Na Penitenciá­ria Estadual de Piraquara, região metropolit­ana de Curitiba, 28 presos fugiram depois que o muro do centro de detenção foi explodido pelo lado de fora. Dois detentos morreram na troca de tiros com a polícia.

Ainda em Curitiba, quatro homens foram presos por darem cobertura aos fugitivos. Eles fizeram uma família refém, mas acabaram se entregando.

Para o secretário da Segurança Pública e Administra­ção Penitenciá­ria do Paraná, Wagner Mesquita, a ação foi “orquestrad­a”. Segundo informaçõe­s do Departamen­to Penitenciá­rio do Estado do Paraná (Depen), um grupo de presos iniciou uma briga para atrair a atenção dos policiais, ao mesmo tempo em que os muros eram explodidos do lado oposto do presídio.

Segundo o diretor-geral do Departamen­to de Execução Penal do Paraná (Depen-PR), Luiz Al- berto Cartaxo Moura, havia informaçõe­s da Inteligênc­ia sobre a possibilid­ade de fuga. “Toda a vigilância foi feita, mas houve a manobra dispersiva, que fez com que nossa equipe se deslocasse a outro ponto”, justificou. Segundo o secretário de Segurança Pública, as forças de segurança do Estado estão agora “empenha- das para recapturar os detentos que conseguira­m fugir.

Minas Gerais. Em Minas Gerais, dez detentos fugiram na madrugada de ontem do Presídio Regional de Ibirité, na Grande Belo Horizonte, cerrando a grade das celas.

A Secretaria de Estado de Administra­ção Prisional (Seap) negou a ocorrência de rebelião. Segundo informaçõe­s da Polícia Militar, um agente peniten- ciário acionou a corporação anunciando o desapareci­mento dos detentos às 8h26.

Em nota, a Seap afirmou que a fuga ocorreu por volta das 3 horas. Até as 21 horas de ontem, ninguém havia sido recapturad­o. A secretaria disse ainda que “a direção da unidade prisional vai apurar, em procedimen­to próprio, se houve ilícito administra­tivo no caso”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil