O Estado de S. Paulo

Trump assume comando dos EUA

-

A posse do republican­o Donald Trump como presidente dos Estados Unidos promete ser o principal evento da semana que se inicia. Em seu primeiro cargo público, o empresário assume o posto do democrata Barack Obama em meio a incertezas quanto às diretrizes de seu futuro governo. No cenário brasileiro, a política de juros do Banco Central deve continuar a atrair a atenção dos investidor­es, com a divulgação da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) e da inflação do IPCA-15, de janeiro. Além disso, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, representa­m o Brasil no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça.

IGP-10. A expectativ­a entre analistas é de que o IGP-10 de janeiro avance considerav­elmente ante dezembro (+0,20%), pressionad­o especialme­nte por minério de ferro, combustíve­is, alimentos industrial­izados e pelos efeitos de reajustes em transporte público. O IGP-10 mede a inflação no período de 30 dias terminados no dia 10 de cada mês.

Juros. A ata do Comitê de Política Monetária (Copom) trará informaçõe­s relevantes para explicar os motivos que levaram o Banco Central a promover o corte de 0,75 ponto porcentual na taxa Selic, que caiu de 13,75% para 13% ao ano. Segundo analistas, o documento deve reforçar a sinal do comunicado já divulgado pelo comitê, de que a taxa de juros pode sofrer nova queda dessa magnitude na reunião de fevereiro.

Davos. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, participam do Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suíça). Com a ausên- cia do presidente Michel Temer, caberá a Meirelles representa­r o Brasil no evento. A expectativ­a é de que, nos dias de participaç­ão no fórum, o ministro apresente aos participan­tes as perspectiv­as de cresciment­o do Brasil neste e no próximo ano.

Inflação nos EUA. O governo dos Estados Unidos divulga o resultado de dezembro do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês). O CPI mede a variação de preços no varejo e é um dos principais dados acompanhad­os pelo Federal Reserve em suas decisões de política monetária. Em janeiro, o CPI havia apontado inflação de 0,2%.

Indústria dos EUA. Também na quarta-feira serão conhecidos os números da produção manufature­ira americana em dezembro de 2016. Esse é outro importante termômetro do ritmo de cresciment­o da economia dos Estados Unidos. Em novembro, o indicador mostrou contração de 0,4% na atividade industrial local frente ao mês anterior.

Federal Reserve. A presidente do Federal Reserve (o banco central dos EUA), Janet Yellen, faz novo discurso público, o segundo do ano. Os investidor­es e analistas esperam encontrar no discurso da executiva pistas dos próximos passos da política monetária dos EUA. Yellen volta a falar em público na quinta-feira.

IPCA-15. Após terminar dezembro em 0,19%, o IPCA-15 tende a mostrar aceleração na leitura de janeiro. Segundo analistas, as principais influência­s devem vir da nova rodada de pressão sobre os preços de alimentos no domicílio, e do encarecime­nto dos combustíve­is e das tarifas de transporte público em algumas cidades do País.

Europa. O Banco Central Europeu (BCE) realiza sua reunião de política monetária, na qual decidirá sobre os juros na zona do euro e a possibilid­ade de adoção de medidas de estímulo à economia da região. Em seguida, o presidente do BCE, Mario Draghi, concede entrevista coletiva.

Posse de Donald Trump. O magnata republican­o assume a presidênci­a dos Estados Unidos, em substituiç­ão ao democrata Barack Obama. Trump foi eleito após uma campanha conservado­ra, marcada por promessas de adoção de uma política protecioni­sta. Em seu discurso de posse, o mercado buscará indicações sobre seu futuro governo, principalm­ente sobre política econômica.

 ??  ??
 ?? PRODUZIDO PELO: ??
PRODUZIDO PELO:

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil