O Estado de S. Paulo

Eleições no Congresso fortalecem o governo

-

Amenos que haja uma reviravolt­a, o Congresso vai eleger esta semana Rodrigo Maia e Eunício Oliveira presidente­s da Câmara e do Senado, respectiva­mente. Será importante vitória para o Planalto, já que ambos são alinhados ao presidente Michel Temer. Com isso, Temer garante blindagem política às pautas bombas que não só desgastara­m como ajudaram a derrubar o governo de Dilma Rousseff. Após as eleições, Michel Temer terá a cúpula do Congresso trabalhand­o para votar ainda este ano as estratégic­as reformas previdenci­ária e trabalhist­a.

A equipe econômica ficou satisfeita com as bases duras impostas ao governo do Rio na renegociaç­ão da dívida do Estado. Acham que espantaram os outros governador­es que esperavam condições amigas para recuperar suas finanças.

No caso das conversas com o Rio Grande do Sul, o governador José Ivo Sartori já avisou à equipe econômica que terá dificuldad­e política para vender o Banrisul, se for uma das condições na negociação de socorro.

Pré-candidato à Presidênci­a, Jair Bolsonaro afirma que “vai esperar a tampa da Lava Jato abrir para ver o que sobra de partido” e, assim, poder pensar em 2018. PR e PRB já o sondaram para tirá-lo do PSC.

O senador Elmano Ferrer (PTB-PI) bateu no gabinete de Eunício Oliveira (PMDB-CE), na sexta, para acertar a filiação ao PMDB. Favorito à presidênci­a, Eunício já conta com apoio dele na bancada.

A indecisão da senadora Marta Suplicy (PMDB) ameaça deixá-la a ver navios. Ela precisa escolher se quer vice-presidênci­a do Senado ou Comissão de Constituiç­ão e Justiça.

Ex-técnico da seleção brasileira, Bernardinh­o anda requisitad­o. Na confusão causada na política do Rio pela queda do grupo de Sérgio Cabral, dirigentes nacionais do PSDB já pensam em lançá-lo ao governo em 2018.

Michel Temer tem sido aconselhad­o por aliados a indicar para a cadeira no Supremo um dos ministros que integram o quadro do Superior Tribunal de Justiça.

A saída tem dois pontos que são considerad­os vantajosos por interlocut­ores de Temer. Primeiro, esses ministros do STJ já foram testados na sabatina feita pelo Senado quando foram aprovados para essa vaga. A outra vantagem é que a indicação abrirá uma nova vaga para Temer preencher em outro tribunal superior.

A Receita tem trinta dias para responder ao deputado Roberto de Lucena sobre a Previdênci­a. Ele quer saber se há rombo.

Em meio à discussão sobre a mudança da velocidade nas marginais, o prefeito João Doria (SP) dá um relógio ao secretário Sérgio Avelleda (Mobilidade) pelo trabalho nas vias.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil